Sujeito e predicado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para que uma oração tenha significado, são necessários alguns termos básicos que são chamados de essenciais, indispensáveis, ou seja, que não podem faltar. São eles: sujeito e predicado.

SujeitoDefinição 1. É o termo da oração sobre o qual se diz alguma coisa. 2. Sobre quem ou o que se declara alguma coisa. Exemplos Maria fez bolo de laranja. Estragaram o plano suas mentiras. Caírammeteoritos sobre a Terra.

(Maria é o sujeito da oração, pois é a respeito dela que se diz algo.) (Sujeito: suas mentiras, ordem indireta) (Sujeito: meteoritos, o que caíram? meteoritos)

Como descobrir osujeito. Para acharmos o sujeito devemos olhar para o verbo da oração e fazer a pergunta: Quem? (Pessoa) – Ex.: O Bernardo nasceu! (Quem nasceu? = Sujeito: O Bernardo) O que? (Coisa) – Ex.: Bastamdois quilos de carne. (O que bastam? Sujeito: dois quilos de carne)  Núcleo do Sujeito O núcleo do sujeito é a palavra principal, que encerra a essência de sua significação. Exemplos Esta hipóteseatrapalha a investigação. (Sujeito: Esta hipótese – Núcleo: hipótese) Construíram neste bairro um novo edifício. (Sujeito: um novo edifício – Núcleo: edifício)  Tipos de Sujeito o Sujeito Simples Possuiapenas um núcleo. o Sujeito Composto É aquele que tem mais de um núcleo. o Sujeito Oculto ou Desinencial ou Elíptico É aquele não expresso e que pode ser determinado pela desinência verbal ou pelocontexto. o Sujeito Indeterminado É aquele que existe, mas não podemos ou não queremos identifica-lo com precisão. Ocorre em 2 casos:  Quando o verbo está na 3a pessoa do plural, sem referência a nenhumsubstantivo anteriormente expresso;  Com verbo: intransitivo (VI), transitivo indireto (VTI) ou de ligação (VL) acompanhados da partícula -SE chamada de índice de indeterminação do sujeito (IIS); oOração sem sujeito São orações cujos verbos são impessoais, com sujeito inexistente. Ocorre em:  Com verbos que se referem a fenômenos meteorológicos;  Com o verbo HAVER no sentido de existir ou a...
tracking img