Sujeito construtor e construido pela sociedade

Páginas: 2 (291 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
... INTRODUÇÃO

Formar o cidadão é dar as orientações básicas de respeito e de condição social. A condição social é que faz o cidadão. É conscientizar e para isso é fundamental aescrita, a leitura, a compreensão do mundo. Através da educação, o aluno vai saber conhecer os seus direitos, as suas obrigações e saber respeitar o próximo. Saber ser gente. Para auxiliar taldesenvolvimento, trago neste trabalho uma atividade para crianças das séries iniciais de 1° à 5° ano.

sUJEITO construtor e construido pela sociedade

O verbo ensinar, proveniente do latiminsignare, significa marcar com um sinal, procurar a vida, desvendar e despertar para o conhecimento.

A ação de ensinar contém duas extensões. Uma ação é a intenção de ensinar, outra é aaferição do resultado, sendo assim, mesmo com a maior intenção de ensinar se o aluno não se apropria do conteúdo ensinado, a ação “ensinar” não se efetivou, pois a concretização da meta pretendidanão foi alcançada, logo não se concretizou a aprendizagem. Esse termo engloba então a ação de ensinar por parte do professor, e a ação de apreender (assimilar mentalmente, entender, compreender) porparte do aluno, como uma sociedade cooperativa e intencional para atingir a finalidade da construção do saber consciente, crítico e reflexivo, no enfrentamento não só da constituição da aprendizagem,mas também da reconstrução desses mesmos saberes, dentro da sociedade globalizada que muda a todo instante.
Ao focalizarmos a educação como instrumento de formação da cidadania, atravésdo trabalho desenvolvido na escola, temos a clareza de que a escola sozinha não dá conta da tarefa de formar o cidadão, uma vez que a formação da cidadania vai além de seus muros. Ela é forjada no diaa dia das relações dos indivíduos e no conjunto das organizações da sociedade, a exemplo dos movimentos sociais que têm apresentado contribuições relevantes nesse processo.
Para que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sujeito construtor e construido pela sociedade
  • Sujeito construtor e construído pela sociedade.
  • Aluno: sujeito construtor e construído da sociedade
  • A compreensão do sujeito construtor e construido pela sociedade
  • Formação do sujeito construtor e construído pela sociedade.
  • O aluno como sujeito construtor e construido pela sociedade
  • ,, , Como fazer com que seu aluno se compreenda como sujeito construtor e construído pela sociedade
  • Sujeito construtor e construido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!