O aluno como sujeito construtor e construido pela sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
o aluno como sujeito construtor e construido pela sociedade


A educação desde os primórdios, esta presente no processo de construção da cultura humana. Segundo os sociólogos que consolidaram asociologia a educação era vista como forma de socializar o indivíduo. Apesar de terem pensamentos e teorias diferentes, Durkheim, Marx e Weber apontavam a extrema importância do processo educativo naconstrução da sociedade.
A aprendizagem e o ensino estão sempre em movimento se adequando com a época que está atuando no contexto social, se organizando de acordo com a necessidade especifica. Osurgimento do saber cognitivo (visão critica do individuo), e do saber derivado de novas tecnologias, fez surgir mudanças na educação escolar. O aluno começa a ser capaz de construir seus conceitos e pormeio do conhecimento que já possui ele será capaz de pensar criticamente diante de alguma situação, analisando-a e tendo condições de solucionar problemas e desenvolver-se na aprendizagem.
O principalmeio de difundir a educação é através da escola sendo ela uma instituição que tem papel de agente formadora destinada historicamente ou envolvida culturalmente para consolidar a produção deconhecimento desejado pela sociedade inserindo sujeitos na ordem social vigente, tendo a possibilidade de construir uma sociedade onde o aluno tem consciência do seu papel e de sua importância perante o grupo.A concepção de boa escola se traduz em uma instituição voltada para a educação crítica em sua formação e produtora de ciência, composta de professores mais do que meros profissionais, fazendo doensino uma ação construtiva.
Podemos exemplificar algumas atividades que podem despertar um maior interesse dos alunos para a fase introdutória, a seguir explicitadas:
Os jogos são uma boa opção já quepreparam os alunos a viverem em sociedade de uma forma prazerosa, de acordo com a fase em que estão vivendo.
Desde a Grécia antiga Platão já afirmava que os primeiros anos da infância deveriam ser...
tracking img