Sudorese/Hiperidrose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1º
“Sudorese”
VISÃO GERAL
- O que é Sudorese ?
A sudorese é a liberação de um líquido salgado pelas glândulas sudoríparas do corpo. Este processo é também chamado de transpiração.
A sudorese é uma função essencial que ajuda a manter a temperatura do corpo. O suor é geralmente encontrado embaixo dos braços, nos pés, e nas palmas das mãos.
(Pausa para o próximo explicar sobre aHiperidrose, depois retorna ao assunto “Sudorese”).













Existe também a “Hiperidrose”
- O que é Hiperidrose ?
A hiperidrose atinge até 1% da população brasileira, e por sua vez pode ser chamada de uma leve doença. Está associada diretamente ao excessivo suor, seja das mãos, axilas e/ou pés. Elas trazem desconforto próprio e social, pois podem ser descobertas por um simples apertode mão ou até por andar de chinelo. Existem vários tratamentos para eliminar o suor excessivo, como a simpatectomia torácica (nas mãos) e alguns aparelhos (para os pés e axilas). Na maioria das vezes são eficazes.
(Leia os quadrinhos no slide).
O indivíduo tende a se retrair, pois constrange-se ao contato físico com as pessoas e um simples aperto de mão torna-se um problema. Há dificuldadesprofissionais ao manusear papéis e outras atividades. A hiperidrose pode ocorrer como consequência do hipertireoidismo, de distúrbios psiquiátricos, de menopausa ou da obesidade.
Devemos então afastar essas possibilidades que teriam tratamento clínico, e caso não haja indícios dessas patologias, estaremos diante de Hiperidrose Primária, cujo tratamento será cirúrgico, hoje realizado por modernatécnica pouco invasiva e muito precisa, chamada Simpatectomia Torácica Videotoracoscópica.
Quando a hiperidrose é intensa, a pele pode apresentar fissuras; se nas axilas, haverá odor fétido.
(Explicar as imagens).




(Volta ao assunto)
Voltando a falar sobre a Sudorese...
Causas:
- Álcool
- Cafeína
- Câncer
- Síndrome dolorosa complexa regional
- Situações emocionantes ouestressantes (ansiedade)
- Hiperidroseessencial
- Exercícios
- Febre e infecções
- Infecções
- Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia)
- Medicamentos como o hormônio da tireoide, morfina, medicamentos para reduzir febres e medicamentos para tratar de distúrbios mentais
- Menopausa
- Alimentos picantes (conhecida como "sudorese gustativa")
- Temperaturas mais quentes
- Suspensão do consumode álcool ou analgésicos narcóticos.
(Explicar as imagens).
Sinônimos:
- Transpiração.


- Considerações:
A quantidade de suor depende de quantas glândulas sudoríparas uma pessoa possui. Uma pessoa nasce com cerca de dois a quatro milhões de glândulas sudoríparas. As glândulas começam a se tornam totalmente ativas durante a puberdade. As mulheres possuem mais glândulas
sudoríparas do queos homens, mas as glândulas dos homens são mais ativas.





















Entendendo melhor sobre a Transpiração...
- TRANSPIRAÇÃO:

O que é transpiração? 

Transpiração ou suor, é a perda de fluído líquido (combinação de cloreto de sódio e uréia), secretado pelas glândulas sudoríparas.
Por que suamos?

O suor é um ótimo REGULADOR da temperatura corporal,mantendo um equilíbrio térmico em torno de 36,5 Graus Celsius.
É liberado, normalmente, pela axila, mãos, virilhas e pés. A quantidade normal de suor excretada pelo nosso organismo é cerca de 1 litro por dia; já pessoas que suam excessivamente liberam até 10 litros de líquido por dia.
Como liberamos o suor?

Na pele temos os chamados termoceptores, que são sensíveis ao aumento detemperatura ambiente ou corporal. Qualquer alteração na temperatura, os termoceptores enviam um sinal para o cérebro que ativam o Sistema Nervoso Simpático a emitirem um sinal para as glândulas sudoríparas produzirem e liberarem o suor.
O que estimula a liberação do suor?

Além dos fatores ambientais, vários outros fatores estimulam a liberação do suor. Alguns alimentos são super estimulantes,...
tracking img