Hiperidrose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HIPERIDROSE
Conceitos e tratamentos








Discente:

























HIPERIDROSE:
Conceitos e tratamentos




Trabalho projeto cient;ifico piloto de pesquisa para iniciação cient;ifica e obtenção de protocolo do CEP do curso de enfermagem apresentado à Universidade Paulista – UNIP.Orientador: Prof. Dr..























































SUMÁRIO





1. INTRODUÇÃO _______________________________4


2. REVISÃO DE LITERATURA ____________________ 5


3. OBJETIVOS _________________________________8


3.1 OBJETIVO GERAL __________________________ 8


3.2OBJETIVO ESPECÍFICO _____________________ 8


4. JUSTIFICATIVA _____________________________ 9


4.1 RELEVÂNCIA ______________________________ 9


4.2 HIPÓTESE ________________________________ 9


5. METODOLOGIA _____________________________10


6. DISCUSSÃO ________________________________11


7. CONCLUSÃO _______________________________ 12


8. REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS ______________ 13


9. ANEXO A ___________________________________15


























I. INTRODUÇÃO


Hiperidrose primária ou essencial é um distúrbio caracterizado por sudorese excessiva e incontrolável na ausência de causa discernível, relacionada a estresse emocional ou fatores psicológicos.
Estudos mostram que ahiperidrose atinge em média 1% da população, geralmente adultos jovens e se localiza preferencialmente nas axilas, palmas das mãos, planta dos pés e face, ocasionando um intenso desconforto do paciente, comprometendo sua vida social, afetiva e profissional.
A princípio o tratamento pode ser com talcos absortivos, cloreto de alumínio a 20%, iontoforese, uso de medicação sistêmica, aplicaçãode toxina botulínica tipo A. Em segundo plano, por não haver tratamentos capazes de resolveer satisfatoriamente essa condição, os procedimentos cirúrgicos tornam – se necessários.
Utiliza –se a remoção das glândulas écrinas e apócrinas da região axilar, lipoaspiração das glândulas sudoríparas, ressecção e clipagem dos gânglios simpáticos torácicos.
A ressecção é um métodocirúrgico efetivo para o tratamento da hiperidrose, porém a incidência de sudorese compensatória permanecia alta e para reverter a cirurgia na tentativa de amenizar os sintomas opta – se pela realização da clipagem do gânglio simpático. E também o uso da toxina botulínica tipo A.












II. REVISÃO DA LITERATURA

A simpatectomia cervicotorácica por técnicatoracoscópica não é um procedimento recente, passando a ser empregada somente no final da década de 80, para realizar desnervação simpática do membro superior. Os pacientes foram colocados em decúbito dorsal, com o tronco elevado em 45º, com braços em abdução de 90º, com finalidade de posicionar as axilas para a realização de uma pequena incisão na linha axilar anterior, para introdução da câmara de v;ideo eoutra, de mesma extensão, na linha axilar média, onde foram introduzidos o bisturi elétrico para seccionar a cadeia simpática . Sendo um método simples, efetivo e seguro, constituindo um avanço técnico no tratamento da hiperidrose.
A hiperidrose é caracterizada pela hiperatividade das glândulas sudoríparas écrinas, levando à transpiração excessiva, principalmente nas regiões plantar,axilar e palmar, podendo ser de origem primária – sem causa concluída – ou secundária, associada à obesidade, menopausa, drogas anitdepressivas e álcool. Sendo uma situação desconfortável, constrangedora, acarretando prejuízos sociais, profissionais e psíquicos aos seus portadores. Os tratamentos convencionais como o uso de antiperspirantes, iontoforese ou a simpatectomia não são eficazes em...
tracking img