Sudesenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O SUBDESENVOLVIMENTO

ORIGENS E CARACTERÍSTICAS
Em meados dos anos 1960, o geógrafo francês Ives Lacoste publicou o livro Geografia do Subdesenvolvimento: geopolítica de uma crise, hoje um clássico, no qual discute de forma crítica o significado de subdesenvolvimento, sua origem e características principais.
Ainda não há um consenso sobre a melhor palavra para expressar a situação que Lacostedesigna por subdesenvolvimento. As instituições internacionais, como a ONU, e o Banco Mundial, não usam a expressão “país subdesenvolvido”, mas “país em desenvolvimento”. Uma coisa, entretanto, é certa: essa realidade faz parte da vida da maioria da população do planeta. Bilhões de pessoas na África, na Ásia e na América Latina enfrentam em seu dia-a-dia as agruras da vida sob condições poucofavoráveis.
Estatísticas e avaliações de organismos internacionais, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e o Banco Mundial, demonstram que a maioria dos povos que habitam as ex-colônias tem um padrão de vida muito inferior ao considerado digno. Os novos Estados africanos e asiáticos têm, além de diversos problemas em sua estrutura social e política, economias frágeis edependentes. Muitos desses países ainda se inserem na tradicional divisão internacional do trabalho e continuam, portanto, a ser essencialmente exportadores de matérias-primas e de alimentos a preços baixos. A industrialização, além de restrita a poucas dessas nações, em muitos casos agravou a dependência econômica, pois acentuou a necessidade de acesso a novas tecnologias e fez crescer oendividamento externo. Há profundas desigualdades sociais e regionais em cada um desses países, comparando-se os seus indicadores socioeconômicos aos dos países desenvolvidos e até mesmo aos de alguns países emergentes, localizados na periferia do capitalismo, mas com o alto grau de industrialização e de integração com os países centrais.
DIVISÃO NORTE/SUL
Segundo o Banco Mundial há nos países por eledesignados “em desenvolvimento”, sobretudo nos da chamada África Subsaariana (região situada ao sul do deserto do Saara), um elevado percentual da população vivendo abaixo da linha de pobreza internacional.

POPULAÇÃO ABAIXO DA LINHA DE POBREZA INTERNACIONAL* (PAÍSES SELECIONADOS)

Coréia do Sul Menos que 2,0 China 47,3
Hungria 7,3 Namíbia 55,8
Brasil 23,87 Serra Leoa 74,5
Rússia 24,3Moçambique 78,4
Nigéria 90,8
* Porcentagem da população que vive com menos de US$ 2 PPC (Paridade de Poder de Compra) /dia
FONTE: WORLD Develompent indicators 2003.
Vivenciada por aproximadamente quatro quintos da população do planeta, é denominada por alguns especialistas como subdesenvolvimento.
As desigualdades geradas em cada país, definindo classes sociais, o capitalismo provocou desigualdadesentre as nações, definindo uma divisão do trabalho em escala mundial: no mundo há países pobres e ricos. De forma geral pode-se dizer que os países ricos são os desenvolvidos e os pobres, os subdesenvolvidos.
É possível que um ou outro país subdesenvolvido consiga realmente se desenvolver, mas a maioria deles dificilmente alcançará os índices de desenvolvimento humano dos países desenvolvidos.Embora os EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido e França sejam os mais ricos e poderosos países do planeta, Serra Leoa, Moçambique, Etiópia, Haiti e Afeganistão estejam entre os mais pobres, Brasil, China, Índia e México, entre outros, em muitos aspectos (produto interno bruto, produção industrial, recursos naturais e potenciais do mercado interno) são mais ricos que alguns países classificados comodesenvolvidos, e suas elites têm alto padrão de vida.
Analisar o nível de desenvolvimento de um país ou o nível de vida de uma população apenas do ponto de vista macroeconômico significa obter uma visão parcial e limitada. Para analisar a qualidade de vida de uma população, além dos indicadores econômicos tradicionais (como renda per capita e PNB), devem ser considerados os sociais (expectativa de...
tracking img