Sucesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A visita domiciliar como instrumento de apreensão da realidade social. Silvana Dóris Perin1

RESUMO: O presente artigo aborda a necessidade do conhecimento da realidade social para efetivação da práxis profissional do assistente social.Também será considerada a instrumentalidade do serviço social e como esta poderá ser utilizada pelo profissional atuante no Ministério Público. A partir disto, otexto propõe-se a descrever a visita domiciliar como parte integrante da competência técnico–operativa do assistente social, e como uma opção metodológica, que possui uma abordagem própria, podendo se constituir , desta forma, em um instrumento de relevante significado ao assistente social, na defesa e garantia dos direitos humanos. Palavras chaves: instrumentalidade, realidade social, visitadomiciliar.

Introdução O presente artigo tem a intenção de abordar um tema de significativa relevância para os profissionais de Serviço Social, quando se deparam em seu processo de trabalho, com a necessidade de definição da metodologia para efetivação de sua práxis. Um dos elementos importantes acerca da metodologia a ser desenvolvida, é a definição dos instrumentos que o profissional iráutilizar na implementação de seu trabalho interventivo. Também, será tratado de modo sintético sobre o necessário conhecimento da realidade social para que o profissional tenha condições de efetivação de sua práxis. Após será descrito como as dimensões da instrumentalidade do serviço social pode ser utilizada pelos profissionais no espaço sócio-ocupacional do Ministério Público. Em seguida será abordadaa visita domiciliar como instrumento a ser utilizado enquanto uma opção metodológica, que apresenta uma abordagem específica para apreensão da realidade social.

Silvana Dóris Perin- Assistente Social do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Sdperin@mp.rs.gov.br

1

1

Na conclusão serão tecidas algumas considerações acerca dos elementos levantados no corpo deste artigo e de como épossível a utilização da visita domiciliar como efetivo instrumento técnico, que possibilitará a intervenção dos assistentes sociais na defesa e garantia dos direitos humanos. 1. O conhecimento da realidade social na efetivação da práxis do assistente social É comum aos assistentes sociais, questionarem-se sobre a necessidade de compreender, afinal, o complexo aparato teórico/metodológico,ético/político e técnico/ operativo, que permitem dar conta da dimensão de sua práxis profissional. Compreendidos como eixos que constituem a ação profissional, que embora tenham um conjunto de propriedades que lhes são próprias, só se caracterizarão como integrantes do processo de trabalho do assistente social se articulados entre si e com a realidade social. A realidade social, por sua vez se traduz apartir de movimentos complexos, os quais nem sempre são possíveis de serem identificados, de forma imediata, pois para tal, se faz necessários que possamos alcançar o mais próximo possível a vida objetiva do sujeito. É fato que várias inter-relações são estabelecidas entre o sujeito e a sua realidade, mas nem sempre são identificadas por verbalizações, necessitando dedicar atenção ao que não é visível,o que não é dito, o que não está aparente, ou seja, que encontra-se latente na vida do sujeito, assim, “ compreender o fenômeno é atingir a essência”(KOSIK,1989,p.12). Considera-se que a realidade se manifesta a partir dos fenômenos que são apreendidos imediatamente, mas é na essência destes que se torna possível o desvelamento da realidade em si. O fenômemo e a sua essência são indivisíveis,pois “a realidade é a unidade do fenômeno e da essência” (KOSIK,1989,p.12). Entendendo a realidade social como um fenômeno a ser compreendido para chegar a sua essência, o assistente social tende, a partir da atitude investigativa, chegar o mais próximo possível da vida social dos sujeitos, conjugando-a à capacidade interventiva pela qual direciona sua práxis. O profissional ao buscar intervir...
tracking img