Substancias polares e apolares
Eletronegatividade é a capacidade que um átomo tem de atrair para si o par eletrônico que ele compartilha com outro átomo em uma ligação covalente.
Apolaridade das moléculas orgânicas afeta suas propriedades químicas e físicas, tais como pontos de fusão e ebulição, solubilidade e combustibilidade.
Moléculas apolares
Se não houverdiferença de eletronegatividade entre os átomos ligados, sendo todas as ligações do composto covalentes, a molécula será apolar.
Isso acontece em moléculas orgânicas em que há ligações somenteentre átomos de carbono e hidrogênio.
Exemplos de moléculas apolares: Hidrocarbonetos:
Moléculas polares
Se houver diferença de eletronegatividade entre pelo menos dois átomos ligados àmolécula, terá uma região apolar e uma polar.
O átomo mais eletronegativo atrai os elétrons da ligação covalente, adquirindo uma carga negativa, enquanto que o átomo do elemento menoseletronegativo fica positivo, criando uma região polar na cadeia.
Exemplos de moléculas polares: Todas as funções orgânicas, com exceção dos hidrocarbonetos.
Solubilidade
A solubilidade pode serdefinida como a máxima quantidade possível de um soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura.
A quantidade máxima que pode ser dissolvida éconhecida como coeficiente de solubilidade u grau de solubilidade.
A solubilidade de qualquer substância depende, entre outras coisas, do tipo de solvente no qual o soluto está disperso, poisuma substancia polar é solúvel em substancia polar, e substancia apolar é solúvel em substancia apolar.
A possibilidade de ocorrer a dissolução aumenta quando a intensidade das forçasatrativas entre as moléculas de soluto e de solvente é maior ou igual à intensidade das forças de atração entre as moléculas do próprio soluto e entre as moléculas do próprio solvente. [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 12). substancias polares e apolares. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Substancias-Polares-e-Apolares/45670114.html

MLA

"substancias polares e apolares" TrabalhosFeitos.com. 12 2013. 2013. 12 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Substancias-Polares-e-Apolares/45670114.html>.

MLA 7

"substancias polares e apolares." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2013. Web. 12 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Substancias-Polares-e-Apolares/45670114.html>.

CHICAGO

"substancias polares e apolares." TrabalhosFeitos.com. 12, 2013. Acessado 12, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Substancias-Polares-e-Apolares/45670114.html.