SUBSISTEMA DE MONITORAÇÃO

3092 palavras 13 páginas
Introdução

O campo da Administração de Recursos Humanos, além de vasto, constitui um sistema interdisciplinar, envolvendo amplo leque de várias ciências e especializações.
Conseqüentemente, a gama de assuntos e problemas também é diversificada, abordando recrutamento e seleção, aprendizagem individual e coletiva, trabalho em equipe, planos de carreira, estruturação salarial, capacitação e especialização, gestão de desempenho, planejamento de mão de obra, mudança organizacional, alimentação, acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, motivação no trabalho, assistência social, relações trabalhistas e sindicais, transporte de pessoas, mercado de trabalho, arrecadação e recolhimento de tributos, entrevistas, demissões, admissões, etc
Analisando-se a Administração de Recursos Humanos como um sistema, pode-se subdividi-la em, pelo menos, 5 subsistemas (Chiavenato, 2002):
 Subsistema de provisão ou alimentação: encarregado de administrar a mão de obra que irá ou está sendo convidada a trabalhar na empresa.
 Subsistema de aplicação: responsável pela melhor alocação de mão de obra.
 Subsistema de manutenção: um dos mais desafiantes, pois tem a missão de promover a fixação dos recursos humanos na organização, de forma permanentemente motivado.
 Subsistema de desenvolvimento: responsável pela capacitação e desenvolvimento das pessoas, tanto a nível funcional como pessoal.
 Subsistema de monitoração: é o mais novo subsistema de RH, o menos desenvolvido e menos utilizado na maioria das organizações.

A Auditoria de Recursos Humanos é um processo relativamente novo no Brasil e praticado em raras empresas, quase sempre multinacionais e, assim mesmo, restrita a alguns segmentos de RH, sendo o mais comum a função de Administração de Pessoal, mas conhecido como DP (Departamento de Pessoal).

Histórico da Auditoria
A literatura é imprecisa quanto à época correta em que se iniciou a atividade de auditoria no mundo. Sabe-se que ela remonta há muitos séculos

Relacionados

  • Pbqp
    49407 palavras | 198 páginas