Suborno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética em compras e a importância do setor nas organizações
Cibele Cassimiro de Campos e Fernanda de Jesus Lisboa
Pós graduadas em Administração de Compras pelo Ietec
Glenda Franco – Votorantim Metais
Laila Vale – Lojas Renner S/A
Ex-alunas da pós-graduação em Gestão de Compras Ietec
RESUMO
O comportamento ético por parte das pessoas que trabalham no setor de compras é esperado e exigidopela outras pessoas com grande comparação no conceito moral. "A moral estabelece uma ligação do código de ética e a empresa" diz Lima ( apud batista Maldonado, 2008).
O código de ética tem como missão padronizar o entendimento da organização empresarial. Com a existência do código de ética são evitados julgamentos ou que impeçam a aplicação dos princípios.
Compos, Greik & do vale (2002), Dizemque todo ser humano é dotado de uma consciência moral, que faz distinguir entre certo e o errado, justo ou injusto, bom ou ruim, com isso é capaz de avaliar suas ações. Ética é a ciência do dever, da obrigatoriedade, a qual rege conduta humana.
Palavras chaves : Suborno, código de ética, moral.
1 - Introdução
Quando se fala ou lembra-se de um setor de compras, passa pela cabeça da maioria daspessoas que é um setor onde os funcionários que lá trabalham são presenteados pelos fornecedores. os presentes podem ser do mais simples e mais barato ao de mais alto valor. o aceite desses presentes pelo compradores que geram dúvidas com relação a conduta de cada um. Perguntas são feitas: Será que o fornecedor foi beneficiado? Será que foi aceito pelo comprador o suborno feito pelo fornecedor? Nessetrabalho abordaremos a presente situação de suborno no setor, como lidar com esse tipo de situação e como podem ser evitadas.
O objetivo do trabalho é propor questionamentos só suborno e mostrar opiniões de autores sobre como reagir em uma situação destas. Explicaremos também a importância de um Código de Conduta dentro da empresa. Procuramos encontrar na leitura, seja em livros, revistas eartigos já existentes sobre o tema.
Comprar é o ato de dar dinheiro pela posso de alguma coisa. “ Compras é um procedimento no qual as empresas determinam os itens a serem comprados.” Bayli et al.(2000)
O setor de compras hoje esta mais próximo do alto escalão. Além de negociar o comprador tem que nutrir e estreitar o relacionamento com os fornecedores e clientes internos.
2 - Ética e Suborno -Conceito
Segundo, Vazquez (apud Godinho et al, 2001) " Ética é a teoria do comportamento moral dos homens e sociedade. É a ciência de forma específica no comportamento humano". Trazendo esse conceito para o tema do trabalho, o comportamento ético é essencial para qualquer setor em qualquer tipo de empresa. Ao negociar com os vendedores cabe ao comprador apresentar uma conduta ética com seusvendedores.
já ouvimos falar por muitas vezes que o comprador foi beneficiado pelo fornecedor, isso popularmente chamamos de "Bola", propina, caixinha. Stukart (2003) diz que isso é um dos tipos mais comuns de corrupção. Uma atitude anti profissional do comprador.
3 - Postura correta do comprador
O setor de compras trabalha com grande quantia em dinheiro. e por haver necessidade mantém um constantecontato junto ao fornecedor dentro de uma relação bem estreita com os mesmos. Está relação acaba influenciando compradores desonestos a aceitar suborno em troca de uma compra ou serviço necessário para a empresa.
Dias e Costa (apud Batista e Maldonado, 2008) lembrar que a relação tão próxima do comprador com o fornecedor pode despertar interesses pessoais e assim ser coagido facilmente a adquirirprodutos para o seu uso pessoal e logo atrapalhará na tomada de decisão, beneficiando a um único fornecedor.
O comprador nunca pode esquecer que não está comprando para ele mesmo e sim para a empresa. E é sempre desse modo que ele tem que analisar os orçamentos de vários fornecedores. Essa conduta representa a base ética do profissional em compras. E é essa a esperada no setor.
Stukart (2003),...
tracking img