Stuart Hall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
PRATICAS SOCIAIS E DIVERSIDADE

Atividade Dissertativa – 1° semestre 2014

No que diz respeito à questão da identidade afirma-se que na concepção pós-moderna, o sujeito não possui identidadefixa, essencial ou permanente. A   “identidade torna-se uma “celebração móvel”: formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemasculturais que nos rodeiam” (Stuart Hall, 1987).
Assim sendo, aprofunde a discussão sobre o conceito de identidade tendo como pressupostos teóricos os fundamentos postulados por Stuart Hall.  (Máximo 15linhas)


Stuart Hall pretendia problematizar as mudanças que vinham ocorrendo com as noções de sujeito e identidade. 
O mundo estaria passando por uma mudança estrutural e as “velhas” identidadesque por um período grande de tempo conseguiram estabilizar o mundo social estariam em declínio. Os indivíduos passariam, assim, por uma “crise de identidade” ao se confrontarem com tantas opções deidentidade: sexual, de classe, raça, etnia e nacionalidade. Partindo desse principio, Hall faz uma análise das mudanças que vem ocorrendo no mundo através da comparação de três concepções de identidade:a do sujeito do Iluminismo, Sociológico e Pós-Moderno.
A concepção de identidade do sujeito do Iluminismo estaria baseada na racionalidade, num ser humano unificado e centrado. 
O sujeitosociológico por sua vez seria um caminho ao pós-moderno. Refletindo a complexidade do mundo moderno, é no sociológico que a identidade passa a ser formada a partir da interação da sociedade com o “eu”. Oindivíduo antes centrado e unificado passaria a ser fragmentado, composto por várias identidades que são transitórias e mutáveis. 
É a partir desse processo que para Hall, nasce o sujeito pós-moderno,desprovido de uma identidade fixa, a qual seria continuamente formada e transformada em diferentes períodos históricos. 
Hall coloca que as sociedades contemporâneas têm como característica a...
tracking img