Stuart hall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica

Hall, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-modernidade/tradução Tomaz Tadeu da Silva. Guacira Lopes Louro-11. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

1 - Sobre o autor

StuartHall nasceu em três de fevereiro de 1932 em Kingston na Jamaica. Trabalhou no Reino Unido como teórico cultural. Contribui com suas obras para os estudos das culturas e dos meios de comunicação, assimcomo para o debate político. Trabalhou na Universidade de Birmingham e tornou-se o personagem principal do Birmingham Center for Cultural Studies. Entre 1979 e 1997 foi professor na Open University. Seutrabalho é centrado nas questões de hegemonia e de estudos culturais a partir de uma posição pós-gramsciana.
Entre suas obras temos:

-Da Diáspora: identidade e Mediações Culturais
-Questões deIdentidade Cultural

2 - Perspectivas teórica da Obra

O livro faz uma análise a crise nas pós-modernidade, as mudanças estruturais que fragmentam e transformam as identidades culturais queenvolvem classes, raças, etnias, nacionalidades e gêneros.

3- Ideias centrais da Obra

Na Obra escrita por Stuart Hall em 1992, o autor expõe uma análise a respeito das chamadas “crises de identidade”,que foram caracterizadas pelas transformações ocorridas a partir do século XX que fez com que o sujeito social, antes tido como unificado, sólido quanto a questões que envolviam classe, gênero,sexualidade, etnia, raça e nacionalidade sofresse transformações diante a sociedade globalmente.
Na concepção do autor, o sujeito se liberta das condições religiosas e historicamente, passa por trêsprocessos:

O sujeito do Iluminismo, o sujeito sociológico e o sujeito pós-moderno.

No período que caracteriza o Iluminismo o sujeito é apresentado na condição de indivíduo centrado, racional eunificado, o sujeito sociológico vem da interação e da relação com os outros indivíduos da sociedade, onde o mesmo passa a assumir outras identidades que variam de acordo com o momento ou ocasiões vividas...
tracking img