Stress no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
STRESS NO TRABALHO

Psicologia e Relações Humanas nas Organizações
Professora Romilda

Introdução

Este artigo tem o objetivo analisar os efeitos do stress no trabalho definindo suas causas e vulnerabilidade do ser humano a esses efeitos adversos tanto como fisiológicos como emocionais no ambiente de trabalho e também fora dele.

Ampliando o conhecimento sobre o adoecer

Serhumano: uma abordagem psicossomática

Aprendemos que o corpo humano divide-se em cabeça, tronco e membros, no entanto, na abordagem psicossomática nos mostra que é mais que isso, é na verdade um organismo todo interligado em profundas e complexas relações que embora pouco compreendidas, são permanentes em nossa vida. Algumas dessas relações referem-se às potencialidades biológicas, psicológicas esociais, diferenciando entre si no funcionamento e reações. Contudo são totalmente interdependentes. Veremos a seguir cada uma dessas dimensões.
Dimensão biológica refere-se às características herdadas e os defeitos no desenvolvimento embrionário, chamados de defeitos congênitos, ou seja, o funcionamento do metabolismo interno e das resistências.
Dimensão psicológica corresponde a processosafetivos, emocionais e intelectuais, ao inconsciente, ao relacionamento com as pessoas e ao mundo.
Dimensão social relaciona-se as influencias de valores, das crenças e expectativas das pessoas com as quais se convivem em diferentes grupos onde os indivíduos passam no decorrer da vida. Inclui também influências do ambiente e as características ergonômicas dos objetos que utilizamos.
Essas dimensõesbásicas do corpo humano reagem às situações da vida dentro e fora da empresa.

O Ser humano é o seu corpo e não apenas tem um corpo

No corpo de cada ser humano estão às marcas de sua história, de seu esforço, de suas perdas e de suas vitórias, desencadeando impactos internos e externos ao corpo, conhecido como processo biopsicossocial. As dimensões biológicas, psicológicas e sociais sãototalmente ligadas, vividas e desencadeadas de forma simultâneas. Por hábitos culturais acabamos não dando atenção para sinais que não aparentam ameaça imediata ao organismo.
Um exemplo que justifica essas relações seria de uma pessoa que sofre um acidente de trabalho qualquer. Em princípio esse acidente inicialmente biológico, como quebrar a perna, que pela sua gravidade, necessitará deatendimento especializado, e fisioterapias para sua recuperação mobilizando assim a dimensão social e provavelmente deixando o trabalhador preocupado, ou talvez deprimido, mobilizando por fim a uma dimensão psicológica.
As respostas humanas não são isoladas ao acaso, elas ocorrem simultaneamente em todo o organismo. Se levarmos um susto, que em princípio é uma reação psicológica, imediatamente arespiração será alterada e em muitos casos necessitaremos de outras pessoas para ajudar. É no ponto de vista biopsicossocial que podemos entender o ser humano e suas manifestações de saúde ou doença, de forma mais completa.

Noções sobre adoecer

A idéia de doença, respectivas causas e compreensão de seus processos, apresentam-se no decorrer da história uma constante transformação. Com a evoluçãoda medicina e o surgimento dos estudos das bactérias, vírus e fungos e os avanços dos métodos científicos constituiu-se uma melhor observação, compreensão e tratamento destas doenças, o que continua felizmente a progredir até o dia de hoje, através da tecnologia. No entanto, se no combate aos agentes biológicos, físicos e químicos causadores de doenças tais métodos mostraram grande eficácia, omesmo não podemos dizer na compreensão, diagnóstico e terapêutica dos agentes psicológicos, representados pelas emoções e conflitos, e dos agentes psicossociais representados pelo ambiente socioeconômico e organização do trabalho. Assim sendo, outros métodos tiveram que ser desenvolvidos para um adequado atendimento e intervenção se necessário, sobre estes agentes.

Na verdade, todo fenômeno...
tracking img