Story of stuff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Políticas econômicas são o conjunto de medidas tomadas pelo governo de um pais com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico, o pleno emprego o equilíbrio do volume financeiro dastransações econômicas com o exterior, dentre outras que podem ser chamadas de estruturais quando a intenção do governo é extinguir ou criar empresas publicas e alterar a distribuição de rendas.

A políticamonetária estabelece as diretrizes para controlar a liquidez da economia e a taxa de juros com o intuito de atingir determinados objetivos macroeconômicos.

Os principais instrumentos clássicos dapolítica monetária são os recolhimentos compulsórios sobre os depósitos a vista, controle da taxa de juros e open market (compra e venda de títulos públicos).

São conseqüências do aumento de juros naeconomia: retração da demanda, redução de investimento produtivo, aumento da demanda por títulos e aumento da divida publica.

Open market: Controla a liquidez do sistema bancário, pois ao vender ostítulos públicos contrai a liquidez e o contrario quando recompra os títulos.

A política fiscal estabelece direcionamentos para a gestão da arrecadação de tributos e do dispêndio governamental.Principais políticas econômicas utilizadas pelo estado:
A política monetária: a maneira que se controla a quantidade de dinheiro que circula na economia.
A política fiscal trata da arrecadação e dos gastosdo governo.
A política externa representa um conjunto de medidas que tem por objetivo manter o equilíbrio do balanço de pagamentos do pais
A política cambial representa um conjunto de medidas paraadministrar a taxa de cambio e o controle das operações cambiais.

No regime de cambio flutuante o banco central atua no mercado de cambio nele intervindo com o objetivo de evitar oscilações bruscas nascotações.

O PIB corresponde ao valor total da produção de bens e serviços nem determinado período de tempo dentro das fronteiras geográficas de um pais, por agentes econômicos nacionais e...
tracking img