Stgsav

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Pessoal e Profissional

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Neste capítulo desenvolverei a importância da Supervisão Clínica na Enfermagem no desenvolvimento pessoal e profissional dos enfermeiros. Desenvolverei conceitos que considero cruciais e estruturantes de todo este processo: crescimento, desenvolvimento e maturidade, teorias do desenvolvimento humano,desenvolvimento pessoal e profissional e a supervisão clínica como estratégia promotora do desenvolvimento pessoal e profissional do enfermeiro, liderança e relação.

Atalhos para Subcapítulos

CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E MATURIDADE

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS ENFERMEIROS

SUPERVISÃO CLÍNICA NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DO ENFERMEIROLIDERANÇA E RELAÇÃO

Em jeito de introdução a este capítulo passo a digitalizar o prefácio do Livro «Da Aprendizagem construída ao Desenvolvimento Pessoal Profissional», em que o Professor Doutor Miranda Santos, Catedrático de Psicologia, faz uma abordagem à importância do desenvolvimento pessoal do enfermeiro, desde a aprendizagem técnica e relacional à elaboração pessoal dessa aprendizagemcom efeito no seu desenvolvimento pessoal e profissional ao longo de uma aprendizagem construída.

E é nesta perspectiva que neste capítulo, procurarei demonstrar que a supervisão clínica na enfermagem é efectivamente um caminho para que este desenvolvimento se faça de modo a que um adulto experiente possa ajudar outros que se estão a tornar adultos no início do seu desenvolvimento profissional.ISBN: 972-8485-69-7
Autores: Manuel Alves Rodrigues; Ana Maria Pereira; Carlos Santos Ferreira
Nº de Páginas: 152
Formato: 15 X 21 cm
Editora: Formasau
Ano de edição: 2006
Da Aprendizagem construída ao Desenvolvimento Pessoal e Profissional

PREFÁCIO

A característica fundamental dos humanos manifesta-se por duas actividades principais: uma elaboração cuidada dos dados da situação e/ouda tarefa a levar a efeito e, simultaneamente, uma adequada atribuição de significação, orientada para a acção a desenvolver. Acção esta, que pode ter por objectivo uma intervenção profissional ou uma pesquisa de fundo a desenvolver ou, ainda, uma simples hipótese a formular ou reformular.

Ambas, a elaboração e a significação, expressam-se em actualização das potencialidades pessoais peranteas circunstâncias, adentro das rotas do quotidiano, em termos de rotina e de ruptura. Na certeza de que nunca a rotina prevalece sobre a ruptura, nem a ruptura sobre a rotina. Com efeito, rotina sem ruptura é estagnação/paragem na repetição, do mesmo modo que a ruptura sem rotina é desenraizamento/paragem no desenvolvimento.

Acima de tudo, só e sempre o desenvolvimento pessoal ao longo duma«aprendizagem» construída.
Uma breve explicitação, a partir duma tão interessante como exigente iniciativa.
Esta a fórmula simples duma iniciativa inovadora, apoiada numa reflexão informada, aplicada a uma observação técnica sobre uma etapa do desenvolvimento humano, um pouco negligenciada ou esquecida pelos «cultores» da Ciência do humano, num momento privilegiado que é o Ensino Superior enquantopreparação directa para uma actividade profissional. Acresce que se trata duma actividade profissional de incidência directa sobre a saúde, directamente orgânica.

A forteriori não se pode esquecer quando se trata duma intervenção directa sobre a saúde pessoal, englobando a dita «orgânica» e a dita «mental» numa unidade experiencial e experienciada, fundamental para uma atitude de alegriaconfiante ao longo do existir.

Antigamente, muito antigamente (50 anos em História da Ciência!) quando se tratava do cuidar da saúde dos humanos, em termos de prática de Enfermagem, dizia-se: «basta um pouco de bom-senso e alguma caridade». Posteriormente, para cuidar ainda da saúde dos humanos, uma adequada «competência técnica» era desejável e foi sendo aplicada. Para o século XXI vai ser,...
tracking img