Steve jobs e a apple

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Desenvolvimento


Este trabalho tem como tema a observação segundo óptica do empreendedorismo do que, e quem foi Steve Jobs e o que este representou no setor das tecnologias para o mercado contemporâneo. O empreendedorismo é um dos assuntos amplamente discutido na disciplina de Administração Aplicada ministrada pelo prof. José Afonso Piva aos alunos do primeiro semestre de 2013 do curso deEngenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica (PUC) no Campus de Poços de Caldas.
A ascensão meteórica tendo Steve Jobs como co-fundador e líder, a maneira de inovar para atingir mercados inexplorados, passando pelas crises até a chegada ao ápice do que hoje é uma das maiores empresas do mundo tendo em seus produtos sinônimo de qualidade e modernidade são temas abordados neste trabalho.2.1 Steve Jobs e a Apple

Em 1976 Steve Jobs e Steve Wozniak, numa pequena garagem em Los Altos no estado Califórnia dariam inicio à Apple. Aos 21 anos e com grandes ambições o jovem Steve Jobs de San Francisco um visionário, e se não o maior de todos pelo menos no que tange ao marketing inovador voltado aoscomputadores pessoais, foi mentor e idealizador de uma das mais bem sucedidas empresas norte americanas da atualidade.
O grande Diferencial de Jobs passou também por sua maneira de ver e entender o mundo que o cercava, com o lançamento em 1976 do Apple II, um produto revolucionário, numa época em que já havia vários outros computadores de hobby no mercado, no entanto nenhum outro trazia tantasconveniências ao usuário. No primeiro ano do produto no mercado foram vendidas 35 mil unidades do produto. Nessa etapa Jobs estava menos ligado no aspecto técnico do produto e mais no design e no marketing em dos principais diferenciais para o sucesso nas vendas.
Quando Steve começou possuía um visual despojado e excêntrico, usava jeans, cabelo a meia altura e barba um típico Hippie da década de 60,parte da dificuldade para angariar empréstimos e contratos necessários que possibilitassem um crescimento instantâneo passaram por isto; no entanto era uma pessoa inteligente, e soube se moldar ao mercado com o tempo.
A ascensão da Apple foi meteórica, com o Apple II e diferente do Apple I que não possuía grande potencial de fabricação em escala o segundo computador da empresa conquistou umgrande espaço no mercado surpreendendo a gigante IBM que até então dominava o mercado com seus computadores que não eram nem de longe voltados ao publico comum.
A grande sacada de Jobs foi criar um novo segmento no ramo das tecnologias, com o simples pensamento de tornar os computadores mais amigáveis e com uma interface menos complexa quanto nos anos 70. Os computadores existentes até então nãomascaravam a complexidade da maquina, estes eram usados em geral por companhias e operados apenas por engenheiros devidamente instruídos e peritos em como lidar com seus aparelhos.
No entanto a idéia revolucionaria de Steve Jobs foi justamente aproximar os computadores das pessoas, o Apple Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica, na época um desenvolvimentorevolucionário, de cara este conceito de popularizar a maquina foi rejeitado por muitos, o que em tese possibilitou a empresa operar em seus primeiros anos sem concorrentes no seu setor. Os primeiros computadores com mouse e interface gráfica também foram da Apple (Lisa).
Com tamanho descaso das empresas de tecnologias ao setor de computadores pessoais a Apple rapidamente se tornou líder destenovo setor, setor este dinâmico e de complexo entendimento. Em janeiro de 1980, chegou a US$ 100 milhões em receitas, um numero astronômico para uma empresa recém-estabelecida de apenas quatro anos de existência.
A ascensão da Apple, como já era de se esperar, mostrou aos possíveis concorrentes a visão de que os computadores pessoais realmente não eram um mercado de hobby e sim um mercado...
tracking img