Stc - efa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



Sociedade, Tecnologia e Ciência 1

Comunicações Rádio



Utilização das comunicações rádio em diversos contextos





[pic]



Jaime Santos

EFA 1S, Nº12

Índice



• Introdução – pág.3



• Características gerais das ondas electromagnéticas – pág.4


• Os telemóveis – pág.5


• O telemóvel e a sua evolução – pág.6/7


•Componentes do telemóvel – pág.8



• Vantagens e desvantagens do telemóvel – pág.9



• Redes de telemóveis – pág.10



• Conclusão – pág.11


















Introdução



As comunicações rádio (os telemóveis, a televisão, o computador, o G.P.S., entre outros), fizeram com que a nossa vida mudasse bastante. Trazendo-nos vantagens, trouxe-nos, contudo,desvantagens.
Toda a inovação traz, infalivelmente, transformações sociais. Assim como a máquina a vapor reduziu a mão-de-obra, também as comunicações rádio reduziram postos de trabalho. Antes, por exemplo, havia um indivíduo, o estafeta, que, nas empresas, transportava documentos ou encomendas; actualmente, temos meios de comunicação mais rápidos e eficazes que nos facilitam as tarefas, como o faxou o correio electrónico. Estes exigem um saber mais técnico, assim como a existência de mão-de-obra qualificada. Surgem, então, em contrapartida, novas profissões, cujas competências e saberes exigem também mais formação e melhor educação por parte dos países que se empenham no crescimento económico e não só.
 Sendo mais uma das desvantagens, apontam-se os estereótipos como aqueles que,veiculados sobretudo pela televisão e pela Internet, alteram formas de pensar, de estar na Sociedade, comportamentos e atitudes. Com efeito, os nossos jovens são levados a consumir marcas, a adoptar linguagens inapropriadas ou alterando os cânones com todo o impacto que isso tem, por exemplo, na escolarização (como acontece com a escrita do telemóvel) e a imitar comportamentos despropositados. É evidenteque eles se desumanizam, alterando valores. Há, assim, que regular os comportamentos dos intervenientes dos meios de comunicação.
 Não nos podemos esquecer também de que a globalização traz desvantagens. É o caso do acesso a informação perniciosa como, por exemplo, o fabrico artesanal de bombas, as redes prostituição que mantêm tráfico de seres humanos, ou redes de pedofilia.
 Apesar de tudo, aglobalização também nos traz vantagens, tal como a informação que é disponibilizada para todo o mundo via satélite, possibilitando que cada um tenha a oportunidade de aceder a revistas online, antes reservadas estritamente a algumas bibliotecas. Passou, então, a ser mais fácil e rápida a comunicação em qualquer tempo e local do mundo, muito embora saibamos que os países do terceiro mundo carecemainda de meios humanos e materiais para aceder a esse saber.

Características gerais das ondas electromagnéticas
 
A radiação electromagnética emitida pelos telemóveis é considerada como fonte artificial porque foi criada pelo homem. A propagação da energia electromagnética faz-se através de ondas electromagnéticas. Esta onda é uma combinação de um campo eléctrico, E, e um campo magnético, H.Não é possível observar directamente o campo eléctrico e o campo magnético a não ser através de uma representação artificial. Estes campos evoluem no espaço como uma onda, daí a designação de “onda electromagnética”. O produto destes dois campos resulta na densidade de potência.
Existem características particulares das ondas electromagnéticas que determinam as suas propriedades e aplicações, sendoas essenciais


[pic]







Os Telemóveis


 
Os telemóveis tornaram-se parte integrante do nosso quotidiano e, hoje em dia, é difícil concebermos o mundo sem eles. Se um indivíduo se perde, telefona a pedir indicações do caminho, em vez de perguntar a alguém na rua. Manifestações são convocadas através de SMS.
O telemóvel é também agenda, lista de contactos, arquivo de...
tracking img