Status e papel social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Status e papel social!
* STATUS – Posição social em relação ao grupo, ou seja, é a posição em função dos valores sociais correntes na sociedade.
* A origem do status remonta aos primeirosagrupamentos humanos, em que determinadas funções eram caracterizadas por prestígio e direitos diferentes dos demais. Com o aumento das coletividades, uma serie de posições passaram a ter direitos edeveres, privilégios e obrigações sustentados juridicamente.
* Ex direito romano
* > status libertatis – situação jurídico social relacionada ao fato de ser o homem livre ou escravo.
* .status civitatis – indicava se era cidadão romano ou estrangeiro
TIPOS DE STATUS
Status Legal – É a posição caracterizada por direitos (reivindicações pessoais apoiadas por normas) e obrigações eobrigações (deveres prescritos por normas), capacidades e incapacidades reconhecidos pública e juridicamente, importantes para a posição e função da sociedade. Os direitos e obrigações do status legalconsistem no comportamento legalmente sancionado
Ex: militares, governantes, juízes,
Status Social - abrange características da posição que não são determinadas por meios legais. É o comportamentosocialmente esperado e/ou aprovado, de ocupante do status, assim como o comportamento adequado de outros em relação a ele.
Ex. o status de amigo é tipicamente social, status de pai
Status Atribuído-quando as circunstâncias de atribuição do status independem da vontade de quem o recebe, ou seja, ele é atribuído independentemente da vontade do individuo.
Ex. sociedade com rígida estratificaçãosocial, parentesco,
Status Adquirido – através das qualidades e habilidades especificas do individuo.
Ex Médico, escultor

CRITÉRIOS PARA DETERMINAÇÃO DO STATUS
Parentesco – origem familiar alta oubaixa, tradicionalismos.
Riqueza – permite ostentar um nível de vida. a origem da riqueza também tem importância social: de um lado, há prestígio quando ela é adquirida de maneira socialmente...
tracking img