Controle social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROLE SOCIAL
MEIOS DE CONTROLE SOCIAL: SOCIALIZAÇÃO, PUNÇÕES E RECOMPENSAS
Controle Social é qualquer meio de levar as pessoas a se comportarem de forma socialmente aprovada. A socialização é o meio básico de controle social, é através da assimilação de valores, crenças e normas que o individuo pode comportar-se de modo socialmente aprovada. O controle social é eficiente na medida em que osindivíduos não apenas baseiam suas ações no cálculo das recompensas e punições socialmente previstas respectivamente para o cumprimento e a infração das normas sociais.
Punições e recompensas atuam sobre o comportamento do individuo na medida em que são dotados de um significado subjetivo para ele. Punições e recompensas somente possuem um sentido para os indivíduos quando partem degrupos com os quais eles se identifiquem e dos quais dependam para satisfazer a necessidade de aceitação social. Gratificações e punições, sanções positivas e negativas, são os instrumentos universais de controle social. A socialização e as sanções são, no entanto, instrumentos limitados de controle social.
NORMAS: ALCANCE E APLICAÇÃO
Sistema social compreende em um sistema de símbolos, valorese normas que dá sentido e orienta as ações dos indivíduos na satisfação de suas necessidades. A obrigação de respeitar a vida do próximo, na maioria das sociedades, se é válida na guerra, quando indivíduo se depara com o inimigo.
NORMAS EXPLÍCITAS E IMPLÍCITAS
Norma explícita é verbalmente expressa. Normas implícitas não formulam através das palavras. O poder de coerção de uma norma pode muitobem ser medido pelos sentimentos de culpa que a sua violação desencadeia no transgressor.
Normas implícitas exercem sua pressão sobre os indivíduos através de sentimentos de obrigatoriedade.
As normas explícitas de maior poder de coerção são exatamente aquelas que, além de serem registradas a nível consciente na mente dos indivíduos, através de formulações verbais, atuam sobre as pessoas emnível não-consciente, por meio de sentimentos de obrigatoriedade. Enquanto as normas explícitas são transmitidas por meio da linguagem verbal, as normas implícitas são passadas de uma geração a outra pelo comportamento padronizado, são registradas sem a medição dos símbolos verbais, as normas implícitas na mente dos indivíduos.
NORMAS, PADRÕES E EXPECTATIVAS DE COMPORTAMENTO
Normas e padrões decomportamento tendem a estar intimamente associados, não são a mesma coisa. A norma é um principio ideal de obrigatoriedade, expresso verbalmente ou não, já os padrões de comportamento são regularidades observáveis de ação associadas a determinadas situações. As expectativas de comportamento derivadas das normas, explícitas, ou implícitas, constituem as chamadas expectativas prescritivas eexpectativas preditivas. As expectativas prescritivas dizem que os indivíduos devem fazer, agir, são associadas a sentimentos de deverem-se decorrentes da interiorização de normas coletivamente partilhadas, obedecem às normas sociais.
As expectativas preditivas dizem respeito ao que, de antemão, conhecemos a respeito das pessoas que nos cercam e do modo que elas tendem a comportar-se independentementedas normas sociais.
As expectativas de comportamento, tanto as prescritivas quanto as preditivas, são elementos fundamentais no processo subjetivo de definição das situações, também constituem instrumentos de controle social e é ainda, um instrumento imprescindível à fluência do convívio social.
CONTROLE SOCIAL, ANOMIA, MUDANÇA E CONTATO CULTURAL
Situações de anomia, ou situações anômicas, emque as normas já não possuam, para os indivíduos, um significado que as justifique, em virtude da ausência dos valores aos quais elas estão geralmente associadas. A anomia, em conseqüência, tanto é uma condição social objetiva quanto uma condição subjetiva, mas é antes um reflexo da primeira sobre os indivíduos. Os contatos intensivos com as culturas de outras sociedades tendem a gerar situações...
tracking img