Apostila de oficina de artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
Coordenação Pedagógica
Sala de Tecnologia Educacional



APOSTILA





PLANO DE AULA: CONCEITOS E METODOLOGIAS.


MINISTRANTES DA OFICINA

Coordenadores: Cássia Maria Staut Rodrigues e Maria Hatsue Sasada Ronchesel
Professores STE: Adriana Márcia dos Santos, Carlos Roberto das Virgens e Ivair Ribeiro de Oliveira.


Projeto decapacitação pedagógica realizada pelos Coordenadores Pedagógicos e Professores da STE junto aos professores regentes da escola da rede estadual de ensino Angelina Jaime Tebet, sob orientação da Professora Multiplicadora do NTE de Nova Andradina Carla Varela.



Ivinhema – MS
Abril 2010.
PLANO DE AULA

O que deve conter:
 Componente Curricular/Disciplina: Compõe a matriz curricular de umdeterminado curso em uma determinada etapa de ensino. É obrigatória sua inclusão com a carga horária determinada na matriz, a fim de que o curso tenha eficiência e validade.
 Ano: Ensino Fundamental (6º ano ao 9º ano), Ensino Médio e Eja (Fundamental e Médio)

 Tempo de Duração: Tempo necessário para execução do plano de aula ( diário, semanal, quinzenal, anual ) na STE até 3 aulas, acimadisso será projeto.

 Eixo Temático: É um recorte na área de conhecimento, neste caso da Educação. Nos eixos temáticos, o programa aglutina investigações e estudos de diferentes enfoques. O eixo temático organiza a estrutura, limita a dispersão temática e fornece o cenário no qual são construídos os objetos de pesquisa.

 Objetivo Geral: Objetivo a ser alcançado com a atividade proposta, ouseja, conhecimento adquirido pelo alunos.

 Conteúdos: Conteúdos que serão trabalhados com os alunos.

 Habilidades: Capacidade para fazer algo que resolva situações de maneira apropriada atendendo as necessidades propostas.

 Estratégias/Metodologias/Procedimentos: Forma como os conteúdos srão trabalhados, possibilitando o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias paraatingir o objetivo proposto.

- Recursos: o que vai ser utilizados para realizar o plano de aula.

 Avaliação: É um processo a ser construído no decorrer da aprendizagem, esta se dará através do ensino e da aprendizagem. É importante ressaltar que os critérios estabelecidos para a avaliação dever ser respeitados, pois são estes que irão determinar se o planejamento contemplou os objetivospropostos e o desenvolvimento do mesmo.



PERFIL DE UM BOM PLANO DE AULA

 Realista: é conveniente que seja objetivo, adequado à disponibilidade concreta das potencialidades humanas, à tecnologia e aos recursos econômicos e financeiros.

 Claro e simples: Não deve apresentar aspectos indefinidos, ser compreensível.

 Oportuno: satisfazer as necessidades exigidas pelas circunstâncias.

Integracionista: considerar todos os fatores concorrentes e capazes de colaborar com o melhor aproveitamento do recurso.

 Concatenado: iniciar com os antecedente e o presente (diagnóstico) para projetar o futuro.

 Estável: ter consistência, apresentar um conteúdo que mereça confiança geral, que seja flexível e que garanta sua realização.

 Funcional: ter todos os elementos que garantamsua efetiva execução.

 Programado: descrição sistemática das ações a serem realizadas, tempo e recursos necessários para execução.

 Informativo: que contenha fontes confiáveis para determinar de forma precisa todos os elementos.











A FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO ESCOLAR

Considerando que a ação educativa é intencional e, que o corolário dessa intenção é o planejamento, istoé, previsão e organização das ações.
Considerando que o desenvolvimento dessas ações ao longo do ano letivo, constitui-se em um processo, e que este é um conjunto de objetivos a serem alcançados.
Considerando que este processo precisa de informações contínuas no que se refere ao seu desenvolvimento (Feedback), visando à correção de possíveis distorções e ap encaminhamento dos objetivos...
tracking img