Starbucks

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Historico da Empresa
Starbucks é a empresa multinacional com a maior cadeia de cafeterias do mundo, tem sua sede em Seattle,EUA e sua trajetória começou exatamente no dia 30 de março de 1971.
A companhia teve seu nome inspirado em parte pelo personagem Starbuck do livro Moby Dick, e seu logotipo é um entalhe escandinavo do século XVI de uma sereia com duas caudas.
A história da marcacomeçou a mudar quando, em 1982, mesmo ano em que a STARBUCKS começou a fornecer café para bares e restaurantes sofisticados, Howard Schultz, que largou a gerência de uma firma sueca chamada Hammarplast, ingressou na empresa como diretor de operações e marketing. Após uma viagem à cidade de Milão em 1983, ele sugeriu que a empresa passasse a vender cafés espressos além de grãos, depois deimpressionar-se com a popularidade e a cultura dos chamados “bares de café espresso” na cidade italiana. Os proprietários, apesar de testarem servir café latte na primeira loja da empresa em 1984, rejeitaram a ideia, acreditando que isso mudaria drasticamente o foco da STARBUCKS, pois café até então era algo que deveria ser feito em casa. Certo de que havia muito dinheiro a ser ganho vendendo caféespresso para os americanos, Schultz fundou em 1985 um o bar-café Il Giornale, nome de um grande jornal da Itália, que também carregava a conotação básica de diário, localizado em um novo conjunto de escritórios comerciais que se tornou o maior arranha-céu de Seattle, o Columbia Center. Se servisse um excelente café com a elegância e o estilo italiano, poderia esperar que as pessoas retornassemdiariamente. E foi o que aconteceu. Depois de provar os lattes (leite vaporizado e café espresso, delicadamente coberto por espuma de leite) e mochas (café espresso, leite vaporizado e chantilly), a clientela de Seattle rapidamente tornou-se aficionada por café.
O sucesso foi tão grande que em 1987, Schultz comprou as 6 lojas de Seattle, a torrefação e o nome STARBUCKS por US$ 4 milhões, trocando amarca Il Giornale pela da empresa que havia acabado de adquirir, começando rapidamente a se expandir, inaugurando as primeiras lojas fora de Seattle, localizadas na cidade de Chicago, estado do Illinois, e Vancouver, no Canadá, totalizando ao final deste ano 17 unidades em funcionamento. Em 1988, já com 33 lojas, a marca introduziu o sistema de venda por catálogo de seus produtos no país inteiro.A década de 90 começou com a inauguração da primeira loja licenciada dentro do aeroporto da cidade de Seattle. Em 1993 iniciou uma parceria inovadora com a rede de livrarias Barnes & Nobles, abrindo pequenas cafeterias dentro das lojas. Foi em 1996 que a empresa resolveu ser agressiva em seu plano de expansão, inaugurando lojas no Hawaii, Cingapura e Japão, que se tornaria o maior e maisimportante mercado estrangeiro da marca.
Depois da Ásia, a empresa ingressaria no Reino Unido (1998), Oriente Médio em 1999 e na América Latina em 2002, com a abertura de cafeterias em Porto Rico e no México, e finalmente em 2006 no Brasil. Nesta altura a rede STARBUCKS tinha mais de 10.000 lojas em mais de 35 países. Além dos excelentes cafés e bebidas à base de espresso, os clientes agorapodiam apreciar os chás Tazo e as deliciosas bebidas batidas com gelo, como famoso FRAPPUCCINO BLENDED COFFEE, que se tornou um dos ícones da marca americana. Nos últimos a marca ingressou em novos mercados como Rússia (2007), Argentina (2008), Suécia (2009), Hungria (2010) e El Salvador (2010), dando continuidade ao seu ambicioso plano de expansão internacional. Outra estratégia da empresa estáfocada na extensão do seu portfólio. Em 2012 divulgou a compra da Bay Bread, padaria especializada em produtos franceses, por US$ 100 milhões. A Bay Bread e sua marca, a La Boulange, comercializam itens como granola, sanduíches e pães orgânicos. Afinal, o setor de alimentação é considerado um importante componente para a STARBUCKS, representando hoje aproximadamente 19% das vendas da rede.
Além...
tracking img