Stakeholders

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Stakeholders
“Para as empresas que têm uma visão verdadeira do mundo globalizado, o desenvolvimento intelectual e emocional do ser humano importa muito mais que uma expansão geográfica de mercados... Uma empresa globalizada – mundial ou não – é aquela que tem uma visão do todo – de si mesma, das pessoas que trabalham nela e do mundo que está ao seu redor”. (Shipka apud Roddick, 2002).
O termostakeholders, em inglês, significa “stake”, interesse; e “holder”, aquele que possui. Na prática são todos aqueles que influenciam uma empresa. São os interessados pelos projetos, gerenciamento, mercado e produtos de uma empresa.
ENGAJAMENTO AVALIAÇÕES INTRODUÇÃO
Nossos stakeholders nos ajudar a priorizar as questões-chave e desenvolver as nossas políticas de responsabilidade corporativa.Entramos com as partes interessadas porque aprendemos no início de nossa jornada de responsabilidade corporativa a importância de envolver e ouvir. Vemos engajamento com stakeholders múltiplos como um fator-chave de ambas a mitigação de riscos e inovação.
Nike se envolve com uma ampla gama de interessados em uma base contínua, incluindo indivíduos em organizações da sociedade civil, da indústria e dogoverno, bem como os consumidores e acionistas. Fazemos isso informalmente, através da participação e / ou participação em redes e organizações e como parte estruturada de nossas estratégias de sensibilização sobre questões e desafios. Nós também fazemos isso através de parceria formal de trabalho coberta por área ao longo deste relatório.
Acreditamos que desenvolver e aperfeiçoar a habilidade deouvir é fundamental para o sucesso de uma empresa. Isto tem sido verdade para a história da Nike de ouvir e inovar para atletas para entregar produtos de desempenho, e é a forma como abordamos os nossos esforços de responsabilidade corporativa.
As diversas secções de o nosso relatório debater questões específicas de engajamento de stakeholders-atividades; detalhes adicionais podem ser encontradosno nosso site.
Em função da modificação estrutural na maneira de se fazer negócio deve ser amplamente estudado a questão de quem ou quais grupos devem ser considerados quando se está em jogo a sobrevivência organizacional. Para se atingir este modelo de gestão responsável torna-se essencial que a empresa conheça e entenda seus parceiros, a mudança que este vivencie a dinâmica dessa relação.Cada parceiro interage e exerce uma influência na organização que deve ser identificada e analisada pela mesma.
Daineze (2002) classifica esses parceiros (públicos) quanto ao tipo de poder ou influência que exercem: de decisão, consulta, comportamento e opinião. O público de decisão é aquele cuja autorização ou concordância é necessária à realização das atividades de negócio, como o Governo. Opúblico de consulta é aquele que costuma ser sondado pela organização quando ela pretende agir, como os acionistas e sindicatos. O público de comportamento engloba indivíduos cuja atuação pode frear ou favorecer a ação da organização, como funcionários e clientes. Por fim, o público de opinião são os grandes formadores de opinião, como líderes comunitários, mídia, comunidade acadêmica etc.
Algunsprincípios norteadores devem ser tratados com os chamados grupos de interesse ou partes envolvidas no negócio: abrir canais de comunicação de mão dupla, para um diálogo efetivo entre as partes; possuir engajamento de longo prazo com as questões propostas e assumidas; ganhar credibilidade por meio de parcerias diversificadas; assegurar a coerência e a continuidade das ações, legitimando as açõessociais; e falar a linguagem de cada stakeholder, evitando ruídos de comunicação que possam trazer desentendimentos nos relacionamentos.
Assim sendo, tão importante quanto à alta produtividade e a capacidade de inovação tecnológica das empresas é também sua capacidade de estabelecer uma comunicação aberta, eficaz, ética e transparente com seus parceiros. A seguir, serão apresentados alguns dos...
tracking img