Stakeholders

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
STAKEHOLDER

O termo em inglês Stakeholder, não tem tradução literal para a língua portuguesa, porém, diversos autores aplicam o conceito no sentido de identificar grupos que atuam direta ouindiretamente sobre as organizações.
Segundo Freeman (1983), quem originou o termo, pode-se entender como stakeholder “aqueles grupos cuja inexistência de suporte acarretaria o fim da existência daorganização”. Portanto, são os elementos essenciais ao planejamento estratégico de uma organização, que podem ser afetados e/ou influenciados pelas decisões e atos das organizações, bem como virem ainfluenciar e/ou afetarem o ambiente corporativo dessas entidades.
De acordo com Mitchell, Agle & Wood (1997), só podemos identificar se uma entidade ou pessoa (interna ou externa) é um stakeholder seesta afeta ou é afetada pelos objetivos ou resultados de uma dada organização em diferentes extensões, na medida em que reúnem entre um a três atributos básicos: a) o poder de um stakeholder eminfluenciar uma organização; b) a legitimidade do relacionamento do stakeholder com a organização; e c) a urgencia no atendimento do stakeholder por parte da organização. Se das caracteristicas anteriores, aentidade ou a pessoa não apresentar ao menos uma das ela não será considerada stakeholder.
Ainda para Mitchell, Agle & Wood (1997), distinguem a existencia de sete tipos de stakeholders que sãoclassificados em: adormecico, arbitrário, reinvindicador, dominante, perigoso, dependente e definitivo. Nesse caso, a organização terá, então, que criar mecanismos de identificação e gestão dosstakeholders, e estes permanecerão em eterno movimento, se tornando parte dos procedimentos das áreas de gestão da corporação.
Entre as diferentes formas de classificar os stakeholders , as mais usuais sãoas classificações em interno e externo. Onde, os internos são todas as pessoas ou entidades mais próximas da organização e incluem os seus proprietários, os trabalhadores e os gestores. Quanto aos...
tracking img