Sso na contemporaneidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE:
Trabalho e Formação Profissional - Marilda V. Iamamoto

▪ Sintonizando o SSO com os novos tempos – “Cartóla Mágica”
Essa observação merece atenção: as alternativas não saem de uma suposta cartola mágica do Assistente Social; as possibilidades estão dadas na realidade, mais não são automaticamente transformadas em alternativas profissionais.Os pressupostos para a análise da profissão hoje é romper com uma visão endógena , focalista, uma visão de dentro do Serviço Social, prisioneira em seus muros internos. Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandasemergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo. O Assistente Social tem sido historicamente um dos agentes profissionais que implementam políticas sociais, especialmente políticas públicas. Cabe aos profissionais apropriarem-se dessas possibilidades e, como sujeitos, desenvolvê-las transformando-as em projetos e frentes de trabalhos.


▪ Comente: “OAssistente Social dispõem de um Código de ética” – páginas 24 a 26, uma síntese;
O Assistente Social dispõe de um código de ética profissional e embora o Serviço Social seja regulamentado como uma profissão liberal, não tem essa tradição na sociedade brasileira. É um trabalhador especializado, que vende a sua capacidade de trabalho para algumas entidades empregadoras, predominantemente de caráterpatronal, empresarial ou estatal, que demandam essa força de trabalho qualificada e a contratam.


▪ Complete: O SSO é considerado como uma especialização do trabalho e a atuação....
Em síntese, o Serviço Social é considerado como uma especialização do trabalho e a atuação do assistente social uma manifestação de seu trabalho, inscrito no âmbito da produção e reprodução da vidasocial.


▪ OBJETO de Trabalho do SSO, base para sua fundação como especialização do trabalho....Objeto compreendido como?
O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho. Questão social apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez maiscoletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade.


▪ Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais expressões quotidianas, tais como...
Os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública etc...▪ A profissionalização e o desenvolvimento do SSO são fruto do padrão ....
De desenvolvimento do pós-guerra, sob a hegemonia norte-americana, tencionado pela guerra fria, ante as ameaças comunistas. Esse padrão de desenvolvimento demarca um largo ciclo expansionista da economia internacional, sob a liderança do setor industrial.


▪ O desenvolvimento profissional do SSO e aexpansão de seu Mercado de Trabalho...
Ocorrem nos marcos do padrão taylorista/fordista e da regulação keynesiana da economia. A crise desse padrão de acumulação eclode em meados da década de 1970, quando a economia mundial apresenta claros sinais de estagnação, com altos índices inflacionários e com uma mudança na distribuição do poder no cenário mundial.


▪ As tendências do mercado detrabalho;
Apontadas por inúmeros estudiosos, indicam uma classe trabalhadora polarizada, com uma pequena parcela com emprego estável, dotada de força de trabalho altamente qualificada e com acesso a direitos trabalhistas e sociais e uma larga parcela da população com trabalhos precários, temporários, subcontratados etc.


▪ Trabalhador polivalente;
Aquele que é chamado a...
tracking img