Ss e toxicodependencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Intervenção do Serviço Social na Toxicodependência[1]

Ivete Rocha[2]

Resumo

A intervenção do Serviço Social partiu de uma prática baseada no princípio da satisfação das necessidades humanas e, ao longo dos anos, tem-se sentido uma grande necessidade de aprofundar conceitos e teorias sobre as práticas de intervenção. Ao longo deste texto pretende-se apresentar alguns desses conceitose teorias, articulando com observação e análise feita durante o tempo em que decorreu o estágio académico, que serve de alicerce para esta reflexão.

Palavras-chave:
Capacitação; Exclusão; Intervenção Social; Inserção; Mediação; Método de Caso; Reinserção.
Toxicodependência.

Conceptualização do Serviço Social

O Serviço Social é uma profissão multidisciplinar com mais de cem anos, queactua no campo social com vista a produzir mudanças, quer a nível individual, quer ao nível da sociedade em geral. A sua intervenção consiste na promoção dos direitos humanos, agindo como mediador, com o objectivo de capacitar o indivíduo para a acção no que respeita ao seu próprio percurso de vida. A intervenção do Serviço Social é baseada em conhecimentos teórico-cientificos, métodos e técnicaspróprias para a acção que desenvolve.

A Federação Internacional dos Assistentes Sociais (1982) identifica “as origens do Serviço Social em ideias humanitárias e democráticas. A prática do Serviço Social centra-se desde o seu início na satisfação das necessidades humanas e no desenvolvimento do potencial e recursos humanos”, e como profissão, consiste em provocar mudanças sociais tanto nasociedade em geral como ao nível das suas vertentes individuais de desenvolvimento (FIAS, 1982).

O Serviço Social está inserido no campo das ciências sociais e humanas como disciplina profissional destinada a intervir na realidade humano-social e produzir transformações nessa realidade (Falcão, 1979).

Enquanto disciplina profissional de natureza prática, o Serviço Social tenta através da intervençãosocial produzir estas transformações. Esta intervenção caracteriza-se por um conjunto de procedimentos metódicos, baseado num processo de ajuda psicossocial, desenvolvendo o diálogo, a partir do qual ocorrem transformações inerentes à experiência humana (Gouveia,1982)

O campo de intervenção dos Assistentes Sociais pode ser entendido como “ um espaço relacional, na medida em que se estrutura ese corporifica através da comunicação e da participação dos elementos que compõem o campo, diremos que um dos aspectos essenciais que nos interessa perceber é a rede de relações que se estabelece entre os diferentes protagonistas que integram esse campo de intervenção” (Andrade, 2001:1964). Ainda na perspectiva desta autora, o profissional de Serviço Social realiza o movimento de passagem daexclusão para a inclusão.

A intervenção do Serviço Social implica questionar um fenómeno social que se constitui como problemático para uma pessoa. É pretender objectivar o conhecimento do fenómeno, vendo o fenómeno como o cliente o concebe e não somente como o Assistente Social o imagina (Gouveia, 1982).

O processo de intervenção não se modeliza num conjunto de passos preestabelecidos. Esteexige uma profunda capacidade teórica para estabelecer os pressupostos da acção e uma capacidade analítica para entender e explicar as particularidades das conjunturas e situações. Igualmente importante é a capacidade de propôr alternativas com a participação dos sujeitos, em que se correlacionam as “forças sociais”, actuando numa correlação particular de forças, de forma institucionalizada, namediação “fragilização-exclusão/fortalecimento/ inserção”, vinculada ao processo global de reproduzir-se e representar-se pelos sujeitos e suas trajectórias (Faleiros, 1999).

Neste contexto, pode dizer-se que o Assistente Social actua como mediador entre o problema e a pessoa. Entenda-se mediação como “um modo de gestão de um sistema de transações no quadro de acção social (...), e emerge como um...
tracking img