Sr. diego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

1. Qual era a estratégia da Nike até 1998? Era a mesma estratégia que a empresa pretendia ter de 1998 em diante? A mudança de estratégia significou uma mudança de negócio?
Até 1998 o enfoque da Nike era mais na produção e distribuição de seus produtos, o que acarretou na não diferenciação da marca no mercado consumidor. Como todos os calçados eram parecidos, o clientecomprava sempre os mais barato. A partir de 1998 a empresa passou a investir mais em pesquisa & desenvolvimento, marketing, patrocínio a ONG´s, delegando a produção somente a empresa terceirizadas. E deu mais ênfase a patrocínio de equipes e jogadores de futebol, tendo Ronaldo como primeiro jogador de futebol patrocinado pela empresa. Essa visão estratégia significou uma mudança de negóciosignificativa, pois a lucratividade aumentou e a empresa passou a vender a marca e não mais o produto, se tornando líder de vendas no segmento.

2. Quais seus objetivos estratégicos?
O objetivo estratégico da Nike é centraliza e planejada na matriz da corporação, no Nike Campus, no Oregon/EUA e é baseada no conceito de valorização de imagem de marca – branding. A Nike vende atitude, não produto. E aatitude propagada pela Nike extravasa o mundo esportivo, passando por todos os setores da empresa: produção, Pesquisa & Desenvolvimento, Responsabilidade Social, Estrutura Física, Marketing.

3. Que forças externas e internas estavam influenciando os planos estratégicos da Nike? Faça uma síntese dos pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças.
O ponto forte da Nike: Utiliza aagressividade do Marketing para se manter líder de
mercado. Comercializando produtos esportivos, mas que não produz uma única peça. Todo o seu processo de produção e distribuição é terceirizado e o foco do seu negócio é o design, a pesquisa e o desenvolvimento de produtos, tecnologia inovadora em seus produtos e marketing.

O ponto fraco da Nike: A pressão do ambiente (cliente, sociedade, países econcorrentes) por uma postura mais de “responsabilidade social” atinge seu modo de produzir. A exploração de mão de obra nos países subdesenvolvidos e a discrepância entre o custo de produção e o valor de revenda, forçaram a empresa a intervir nas condições precárias de trabalho de seus funcionários terceirizados.

Oportunidades da Nike: Através da terceirização de seus produtos a Nike gera muitasoportunidades de empregos em vários países que atua, assim gerando 22.700 empregados em todo o mundo, dos quais cerca de 11.000 nos estados Unidos. Apenas 450 nos Estados Unidos e 150 na Itália eram sindicalizados.

Ameaças da Nike: A concorrência por parte da Adidas, da Rebook e da New Balance
tornava-se mais agressiva. Por ser uma empresa que atua em um grande numero de segmentos e paísesdiferentes, ela enfrenta ameaças de todos os lados. Apenas no mercado calçados ela compete com 13 empresas de porte mundial, alem da Adidas. O mais importante, porém, não são os resultados imediatos. Todo o mercado de artigos esportivos tem enfrentado quedas fortes. Assim ela busca a competitividade em dois sentidos: competitividade como desempenho que pode ser identificada através das estratégias deMarketing adotados pela empresa para se manter líder do mercado (fortalecimento da marca, busca de novas tecnologias, marketing focado nas novas ideias de paixão pelo esporte e tecnologia esportiva. Competitividade como eficiência, busca a redução dos seus custos com a terceirização dos processos produtivos para países em que a mão de obra é barata e a relação custo/lucratividade seja maior.Portanto, a Nike está preocupada não apenas em manter a sua liderança no mercado, mas também em garantir uma maior lucratividade em seu negócio.

4. Em sua opinião, quais variáveis do ambiente externo poderiam frustrar os objetivos estratégicos da Nike?
O que poderia frustrar o objetivo da Nike seria a visão de uma empresa escravocrata, onde seus funcionários trabalham e são mal remunerado. Isso...
tracking img