Squid - bloquear por palavras e dominios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Bloqueando por domínios ou palavras

O Squid permite bloquear sites indesejados de forma bastante simples usando o parâmetro "dstdomain". Ele permite que você crie acl's contendo endereços de sites que devem ser bloqueados (ou permitidos). Isso é feito em duas etapas. Primeiro você cria a acl, especificando os endereços e, em seguida, usa o parâmetro "http_access" para bloquear ou liberar oacesso a eles. Veja um exemplo:

acl bloqueados dstdomain orkut.com playboy.abril.com.br
http_access deny bloqueados

Aqui eu criei uma acl chamada "bloqueados", que contém os endereços "orkut.com" e "playboy.abril.com.br" e em seguida usei o parâmetro "http_access deny" para bloquear o acesso a eles. Você pode incluir diversas acls diferentes dentro da configuração do Squid, desdeque use um nome diferente para cada uma. De certa forma, elas são similares às variáveis, que usamos ao programar em qualquer linguagem.

Ao aplicar a regra, o Squid faz a resolução do domínio e passa a bloquear todas sub-páginas que estiverem hospedadas dentro dele. Existe uma ressalva: muitos sites podem ser acessados tanto com o "www" quanto sem. Se os dois estiverem hospedados em servidoresdiferentes, o Squid considerará que tratam-se de dois sites diferentes, de forma que ao bloquear apenas o "www.orkut.com" os usuários ainda conseguirão acessar o site através do "orkut.com" e vice-versa. Nesses casos, para bloquear ambos, é preciso incluir as duas possibilidades dentro da regra, como em:

acl bloqueados dstdomain orkut.com www.orkut.com playboy.abril.com.brhttp_access deny bloqueados

Você pode incluir quantos domínios quiser dentro da acl, basta separá-los por espaço e deixar tudo na mesma linha. Se a regra começar a ficar muito grande, você tem a opção de transferir as entradas para um arquivo. Nesse caso, crie um arquivo de texto simples, com todos os domínios desejados (um por linha), como em:

orkut.com
www.orkut.complayboy.abril.com.br
www.myspace.com

... e use a regra abaixo na configuração do Squid para que ele seja processado e os domínios sejam incluídos na acl. No exemplo, estou usando o arquivo "/etc/squid/bloqueados":

acl bloqueados url_regex -i "/etc/squid/bloqueados"
http_access deny bloqueados

Naturalmente, não seria viável tentar bloquear manualmente todos os sites pornográficos,chats, comunidades online, e todos os outros tipos de sites que não são úteis em um ambiente de trabalho. A idéia seria logar os acessos (com a ajuda do Sarg, que veremos mais adiante) e bloquear os sites mais acessados, conforme tomar conhecimento deles. É sempre uma corrida de gato e rato, mas, em se tratando de pessoas adultas, não há nada que uma boa conversa com o chefe não possa resolver. ;)De qualquer forma, em alguns ambientes pode ser mais fácil bloquear inicialmente o acesso a todos os sites e ir abrindo o acesso a apenas alguns sites específicos, conforme a necessidade. Neste caso, invertemos a lógica da regra. Criamos um arquivo com sites permitidos, adicionamos a regra que permite o acesso a eles e em seguida bloqueamos o acesso a todos os demais, como neste exemplo:acl permitidos url_regex -i "/etc/squid/permitidos"
http_access allow permitidos
http_access deny all

Nas versões recentes do Squid, ao bloquear um domínio é automaticamente bloqueado também o endereço IP do servidor correspondente. Isso evita que os usuários da rede consigam burlar o proxy, acessando os sites diretamente pelo IP. De qualquer forma, você pode criar diretamenteregras que bloqueiem determinados endereços IP, o que é útil em casos de servidores sem domínio registrado, ou que respondam por vários domínios. Nesse caso, a regra ficaria:

acl ips-bloqueados dst 200.234.21.23 200.212.15.45
http_access deny ips-bloqueados

Você pode descobrir rapidamente o endereço IP de um determinado domínio usando o comando "host", como em:

$ host...
tracking img