Sql server

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


1 FATORES QUE INFLUENCIARAM ESSES INCIDENTES

Em todas as fases da evolução corporativa, é fato que as transações de toda a cadeia de produção passando pelos fornecedores, fabricantes, distribuidores e consumidores sempre teve na Informação uma base fundamental de relacionamento e coexistência.

Ao lado dessas variáveis de mercado, a tecnologia, por meio de instrumentos esoluções
sofisticadas, preparadas para atender qualquer demanda do mercado, transformou-se na principal mola propulsora dessa nova face da informação dentro das corporações, sob o nome já clássico de tecnologia da informação (TI).

Descentralização de informações para compartilhamento em redes, necessidade de interligação de parceiros de negócios, acesso rápido, atualização constante de base de dados,integração de unidades de negócios e colaboradores internos, disponibilidade ao cliente etc.

Para completar, tudo isso envolvido em uma grande malha digital em constante expansão, a Internet.

Essas são apenas algumas das partes de um cenário que transformou a informação na principal moeda corrente do mundo corporativo, das transações de automação bancária ao mercado financeiro, do controlede estoque ao comércio eletrônico.

No entanto, da mesma forma que essa mudança de paradigma apresenta constantes oportunidades, com espaço para se criar e ousar sobre novos caminhos, acaba também por se tornar um ambiente muitas vezes hostilizado, altamente visado por ações ilícitas e invariavelmente desprovido de instrumentos para combater e lidar com essas ocorrências.


2 Caminhos quelevaram o Crescimento

Não há como voltar atrás. Qualquer companhia, desde a pequena empresa com dois ou três PCs, até uma complexa organização com atuação em diversos países, sabe que em maior ou menor grau a tecnologia é essencial para seu negócio. E é justamente por ser vital, que esse bem não palpável traz consigo uma necessidade básica: segurança.

Envolvida pelos ativos físicos, tecnológicose humanos da empresa, cabe ressaltar que a informação é hoje influenciada por três propriedades centrais: confidencialidade, disponibilidade e integridade.

Basicamente, a primeira se refere à certeza de que aquele dado recebido foi realmente enviado por quem o assina, totalmente protegido e sem vazamento de seu conteúdo. A segunda propriedade está relacionada ao acesso à informação quandonecessárias sua fácil localização e conseqüente disseminação. Enfim, a integridade diz respeito à garantia de que aquela informação não foi alvo de qualquer tipo de fraude.

Vê-se que o desafio não é tão simples. Pela própria natureza, embora muitas empresas de TI estejam se esforçando para mudar essa realidade, a segurança da informação é reativa. Isso significa que, tradicionalmente, primeiroverifica-se a existência de um problema (vírus, fraude, invasão etc), para depois encontrar sua solução (vacina, investigação, correção de vulnerabilidades etc).

Para muitos, esse cenário pode causar pânico. Afinal, primeiro eleva-se a informação ao patamar mais crítico da empresa, tornando-a peça principal do jogo. Em seguida, vê-se que esse dado, pela forma e processo com que é disponibilizado,corre o risco de ser corrompido, alterado ou roubado por um garoto de 16 anos, que resolveu testar programas hackers disponibilizados na própria Internet ou, em casos piores, usurpado por funcionários e passado para a concorrência ou ainda simplesmente causando danos financeiros à empresa.

Mas já há práticas e soluções tecnológicas suficientemente eficientes para comprovar que a

digitalizaçãodas transações corporativas não transformou os negócios em uma “terra de ninguém”. Embora reconheçam que afirmar ser 100% seguro é algo precipitado e arriscado, especialistas de segurança apontam que educação profissional, processos e tecnologia formam um tripé resistente no combate ao crime eletrônico.

Pesquisas mostram que aumentam os investimentos na proteção dos dados. A segurança é o...
tracking img