Sql server

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTA CRUZ

BANCO DE DADOS SQL

ALUNOS: ANDERSON A. SCHMITT
ANDERSON S. NEVES
EDUARDO S.
URACI TELES VIEIRA

CURITIBA 2011
INTRODUÇÃO

Database Language SQL é o padrão de banco de dados. SQL define estruturas comuns de dados (tabelas, colunas) e fornece uma linguagem de manipulação e dados para atualização e consulta dessas estruturas.
A primeira implementação da linguagemSEQUEL foi realizada pela IBM e tinha por objetivo a implementação do modelo de Codd.
A evolução desta linguagem veio a dar origem ao SQL. A primeira implementação comercial de SQL foi realizada pela Relacional Software, Inc., hoje conhecida por Oracle Corporation.
Nos dias de hoje, a linguagem SQL é considerado um standard dos Sistemas de Gestão de Base de Dados Relacionais (SGBDR); por isso,todos os fabricantes a integram nos seus produtos.
A linguagem SQL pertence à 4ª Geração das Linguagens de Programação, da qual é a única sobrevivente.
A linguagem SQL implementa os conceitos definidos no modelo relacional, reduzindo assim as incompatibilidades entre os sistemas e evitando a opção por arquiteturas proprietárias que implicam maiores custos de desenvolvimento e maior esforçofinanceiro e humano por parte dos intervenientes.

BANCO DE DADOS LIVRE X PROPRIETÁRIO

Assim como o Linux, os Bancos de Dados Livres foram criados nas universidades, ao qual alguns os abandonaram, onde outras voltaram a melhorá-lo mudando o seu nome, e evoluído. Como se trata praticamente de trabalhos voluntários, sua evolução é lenta, mas cresce com o passar dos anos, se tornando estável eagradando o mercado exigente. Uma das vantagens que o banco de dados livre nos ofereceu é a competição ao quais os bancos de dados proprietário foram obrigados a criar algumas versões gratuitas com limitação de tamanho (geralmente 10 Gb) para não perder o mercado das pequenas empresas. Por possuir na Empresa posso dizer que um dos grandes desafios no banco de dados livre, é o próprio suporte, vistoque poucas pessoas conhecem a fundo este tipo de banco, já os proprietários por terem dominado o mercado, possuem uma gama de empresas especializadas a dar suporte a este produto.
Apesar de os bancos de dados livres estarem crescendo e brigando com grandes empresas de software pago, eles ainda tem um pouco a evoluir, ainda é preciso implementar algumas ferramentas que os softwares pagos possuem.CRITÉRIO PARA ESCOLHA DE UM BANCO DE DADOS

Os critérios a serem adotados pela escolha do banco usado pela empresa são vários, mas se destaca: preço, suporte, facilidade de uso, velocidade entre outros. O preço geralmente é o patamar que mais interessa para as pequenas empresas, pois a mesma não tem condições de investir inicialmente em algo caro. Daí que surgiu e cresceu e não para mais decrescer os bancos de dados livres como foi mencionado no tópico anterior. Para não perder esta fatia do mercado os bancos de dados proprietário e consequentemente os mais caros, foram obrigados a liberar versões gratuitas com limites de espaço para armazenagem. Outro critério é o suporte, não adianta de nada você ter um banco de dados livre ou proprietário e quando mais precisar dele, ninguémconseguir dar suporte para resolver o seu problema, então antes de adquirir o banco, sempre verificar se terá um suporte quando algo der errado. Já junto com o critério de suporte temos o critério facilidade de uso, pois não adianta de nada você ter o suporte e não compreender nada o que a mesmo esta lhe informando. E por último ou talvez por o mais importante: a velocidade, não adianta de nada você terum banco de dados que lhe traga as informações em uma velocidade incompatível nos padrões de hoje. Mas aqui cabe uma ressalva, pois na grande maioria das vezes o retorno das informações processadas não é problema do banco e sim da sintaxe que foi atribuída a ele.

SQL

Em 27 de março de 1987, o presidente da Microsoft na época, Jon Shirley, e o cofundador e presidente da Sybase, Mark...
tracking img