Sql azure - um banco de dados relacional na nuvem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SQL Azure – Um banco de dados relacional na nuvem
Marlon Rodrigues Martin1 Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre – RS – Brasil
marlon@terra.com.br

Resumo. O objetivo do presente artigo é apresentar o conceito de banco de dados em nuvem, mais especificamente a ferramenta SQL Azure Database que faz parte da plataforma da Microsoft Windows Azure. Para tanto, o artigo apresenta uma revisãobibliográfica das características da computação em nuvem, assim como do conceito de banco de dados em nuvem, seu funcionamento e segurança da informação.

Introdução
Para empresas que desejam obter uma maior representatividade de mercado, o bom gerenciamento das informações tornou-se essencial e por este motivo, é fundamental que a informação esteja disponível sempre que for necessária. Com isso, oconceito de um banco de dados que gerencie estas informações é cada vez mais importante. Com o advento da internet nos últimos anos, surgiu o conceito de computação em nuvem (Cloud Computing) o qual se refere à utilização da memória, capacidade de armazenamento, cálculo de computadores e servidores que estão interligados por meio da internet [Figura 1]. Na Cloud Computing, não existe a necessidadeda instalação de um determinado programa, o acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da internet e por este motivo a alusão a nuvem é realizada.

Figura 1. Estrutura da Cloud Computing

A Cloud Computing permite que programas e serviços estejam disponíveis a qualquer computador conectado a internet, mas um processo interessante é o armazenamento de dados em um banco relacionalna nuvem, onde a informação estaria disponível para ser acessada por aplicações desenvolvidas para as mais diversas plataformas [Figura 2], a este conceito atribuímos o nome de Banco de dados em nuvem.

Figura 2. Banco de dados em Nuvem

Banco de Dados em Nuvem
Um banco de dados em nuvem não apenas garante maior disponibilidade aos dados e informações armazenadas, mas também permite um maiorfoco na aplicação,

uma vez que o administrador de dados o DBA não precisará se preocupar com atividades relacionadas à infra-estrutura do ambiente como a compra de repositórios e espaço de armazenamento de dados, configuração física e lógica dos repositórios, dimensionamento de servidores, instalação e atualização de softwares de banco de dados e o diagnóstico e resolução de falhas dehardware uma vez que, o sistema é administrado por uma empresa especializada [CAMBIUCCI, 2009]. O modelo de serviços em nuvem se mostra atraente por oferecer uma estrutura de banco de dados altamente disponível, flexível, com garantia de mobilidade e com um custo proporcional apenas ao consumo dos serviços [ARAÚJO, 2010]. Grandes provedores de serviços e tecnologias vêm realizando altos investimentos nomodelo de virtualização de recursos e assim, demonstrar a aposta no conceito de computação com a exploração dos benefícios da virtualização. Um exemplo é a Microsoft, que está provisionando serviços alocados em seus DataCenters que segundo Nogare, possuem cerca de 50km² cada um.

A Plataforma Azure
Em outubro de 2007 a Microsoft apresentou ao público o sistema operacional Windows Azure que,diferente de seus antecessores, é voltada unicamente a execução de aplicativos da Web. O Windows Azure é um serviço totalmente hospedado e controlado pela Microsoft, onde qualquer desenvolvedor interessado poderá realizar um cadastro e assim, enviar seus aplicativos que serão rodados diretamente através do serviço. A plataforma Windows Azure inicialmente era composta pelo sistema operacional de mesmonome e dos serviços .NET Services, Live Services e o SQL Services, todos recursos e serviços já conhecidos e disponibilizados pela Microsoft. Os serviços citados podem ser utilizados de forma conjunta a partir dos Data Centers da Microsoft [Figura 3].

Figura 3. Demonstração da estrutura e componentes da Plataforma Windows Azure

No ano de 2008, a Microsoft uma nova versão do sistema onde...
tracking img