Windows azure

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Cloud Computing também conhecido no Brasil como Computação em Nuvem ou Computação nas Nuvens está se tornando uma realidade no dia a dia de empresas e universidades, porque vem como uma promessa de aumentar a eficiência do uso de servidores, possibilitando uma melhor distribuição da capacidade computacional. Essencialmente, à idéia é armazenamento de dados que poderão ser acessadas, em qualquerlugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas independente de plataforma, as mais variadas aplicações, programas, serviços e arquivos por meio de um acesso remoto, através da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores.

O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PCtorna-se apenas um chip ligado à Internet a "grande nuvem" de computadores sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).

O primeiro serviço na Internet a oferecer um ambiente operacional para os usuários—antigamente, disponível no endereço www.webos.org foi criado por um estudante sueco, Fredrik Malmer, utilizando as linguagens XHTML e Javascript.Atualmente, o termo AJAX é adotado para definir a utilização dessas duas linguagens na criação de serviços na Internet.

Em 1999, a empresa Americana WebOS Inc., comprou os direitos do sistema de Fredrik e licenciou uma série de tecnologias desenvolvidas nas universidades do Texas, Califórnia e Duke. O objetivo inicial era criar um ambiente operacional completo, inclusive com API para o desenvolvimentode outros aplicativos. Com a promessa de ser um mercado promissor empresas como Google, IBM e Microsoft foram as primeiras a iniciar uma grande ofensiva nessa "nuvem de informação" (information cloud), que especialistas consideram uma "nova fronteira da era digital". Aos poucos, essa tecnologia vai deixando de ser utilizada apenas em laboratórios para ingressar nas empresas e, em breve, emcomputadores domésticos.

Os termos Cloud Computing e Computação nas Nuvens são relativamente recentes, mas se analisarmos bem veremos que a idéia não é, necessariamente, nova. Serviços de e-mail, como Gmail e Yahoo! Mail; discos virtuais na internet, como Dropbox; sites de armazenamento e compartilhamento de fotos ou vídeos, como Flickr e YouTube. Todos são exemplos de aplicações que, de certa forma,estão dentro do conceito de Cloud Computing. Note que todos esses serviços não executam no computador do usuário e este pode acessá-los de qualquer lugar, muitas vezes sem necessidade de instalar aplicativos em sua máquina ou de pagar licenças de software. No máximo, paga-se um valor periódico pelo uso do serviço ou pela contratação de recursos adicionais, como maior capacidade de armazenamento dedados, por exemplo.

Atualmente, a Cloud Computing é dividida em seis tipos:

Software as a Service (SaaS)

Intimamente ligado à Cloud Computing está o conceito de Software as a Service (SaaS) ou, em bom português, Software como Serviço. Em sua essência, trata-se de uma forma de trabalho onde o software é oferecido como serviço, assim, o usuário não precisa adquirir licenças de uso parainstalação ou mesmo comprar computadores ou servidores para executá-lo. Nesta modalidade, no máximo, paga-se um valor periódico - como se fosse uma assinatura - somente pelos recursos utilizados e/ou pelo tempo de uso.

Para entender melhor os benefícios do SaaS, suponha que uma empresa que tem vinte funcionários necessita de um software para gerar folhas de pagamento. Há várias soluções prontaspara isso no mercado, no entanto, a empresa terá que comprar licenças de uso do software escolhido e, dependendo do caso, até mesmo hardware para executá-lo. Muitas vezes, o preço da licença ou mesmo dos equipamentos pode gerar um custo alto e não compatível com a condição de porte pequeno da empresa.

Se, por outro lado, a empresa encontrar um fornecedor de software para folhas de pagamento que...
tracking img