Spywares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SPYWARE
1. INTRODUÇÃO
Spywares são um problema sério e real, que afetam todos os usuários de internet. Apesar da forte ligação com vírus, existem também spywares do bem, que apenas coletam dados estatísticos para proporcionar uma melhor experiência e conveniência ao usuário e não causam mal ao próprio nem as suas máquinas, e que, inclusive este era o proposito inicial.
Extremamente rentávelde publicidade online esses pequenos programas tem incentivado não só a astucia espiã, mas também a criação de obstáculos que reduz a responsabilidade para os consumidores, tornando difícil o combate e proibição por parte de órgãos legais e/ ou a policia.
1.1 HISTÓRIA.
O primeiro uso registrado do termo spyware ocorreu em 16 de Outubro de 1995, em um posto de Usenet que zombou do modelo denegócios da Microsoft. No entanto, no início de 2000 o fundador da Zone Labs, Gregor Freund, usou o termo em um comunicado de imprensa para o Firewall pessoal ZoneAlarm. Mais tarde, em 2000, um Pai usando o ZoneAlarm foi alertado para o fato de que "Rabbit Reader," software educacional comercializado para crianças pela empresa de brinquedos Mattel, foi sub-repticiamente a enviar dados de volta para aMattel. Desde então, "spyware" assumiu seu sentido atual.

De acordo com um estudo realizado em 2005 pela AOL e da National Cyber-Security Alliance, 61% dos computadores dos usuários pesquisados ​​também foram infectados com algum tipo de spyware, 92% dos usuários pesquisados ​​com spyware relataram que não sabiam de sua presença, e 91% disseram que não tinham dado permissão para a instalação dospyware. A partir de 2006, spyware tornou-se uma das ameaças mais proeminentes a sistemas de computadores que executam sistemas operacionais Microsoft Windows. Computadores em que o Internet Explorer (IE) é o principal navegador são particularmente vulneráveis ​​a esses ataques, não só porque o IE é o mais utilizado, mas porque a sua integração com o Windows permite o acesso de spyware para partescruciais do sistema operacional.
Antes de o Internet Explorer 6 SP2 fosse lançado como parte do Windows XP Service Pack 2, o navegador iniciava automaticamente uma janela de instalação de qualquer componente ActiveX que um site queria instalar. A combinação de ignorância do usuário sobre essas mudanças, como a assunção pela Internet Explorer que todos os componentes ActiveX são benignos,ajudaram a espalhar spyware significativamente.

O Registro do Windows contém várias seções onde a modificação de valores de chave permitem que algum software seja executado automaticamente na inicialização do sistema operacional. O spyware pode explorar esta parte do software para contornar as tentativas de remoção. O spyware geralmente vai ligar-se a partir de cada local no registro que permite aexecução. Uma vez executado, o spyware periodicamente verifica se algum desses links são removidos. Se assim for, eles serão automaticamente restaurados. Isso garante que o spyware será executado quando o sistema operacional é inicializado, mesmo que alguns (ou a maioria) dos links de registro são removidos.
1.2 MAIS ESTATISTICAS
De acordo com a empresa de pesquisa de TI-Harvest, os lucros despyware chegam a quase US $ 2 bilhões por ano, representando cerca de 11% do negócio de publicidade na internet (Elgin, 2006; 1). Nos EUA, os spywares infectaram quase 60% dos computadores domésticos, causando quase 2,6 bilhões de dólares em danos em 2006 (Sun, 2007; 555). O custo financeiro global de spywares foi estimado em cerca de 11 bilhões de euros em 2005 1. Estima-se que cerca de 30% doscomputadores no Reino Unido estão infectados com spywares (Corbitt, 2007, 2). Apesar de spywares serem amplamente conhecidos por aqueles que trabalham no setor de TI, uma recente pesquisa da National Cyber ​​Security Alliance mostrou que apenas 10% dos usuários realmente sabiam o que era spyware (Acohido e Swartz, 2004; 1).

1 Communication From The Commission To The European Parliament, The...
tracking img