Sped desafios e oportunidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Santíssimo Sacramento
Ciências Contábeis

SPED – Desafios e Oportunidades para Classe Contábil

RONIVON FERREIRA LIMA
UILLER LOPES ALMEIDA

ALAGOINHAS – BA
2011.1

1. projeto de pesquisa

1. Introdução

Por muito tempo os profissionais contábeis eram conhecidos como guardadores de livros, devido à grande quantidade de escriturações que o mesmorealizava e arquivava. Todavia com o desenvolvimento da contabilidade de custo, contabilidade industrial, contabilidade gerencial, dentre outras, esse profissional passou a ser um importante colaborador para auxiliar a tomada de decisões dentro das organizações. No entanto as atuais obrigações acessórias consomem grande parte do tempo desses profissionais, que continuam gerando livros e mais livros paraatender as necessidades dos órgãos fiscalizadores.

O Decreto 6.022/07 de 22 de janeiro de 2007, que instituiu o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010), é uma modernização tecnológica do sistema de escrituração atual, constituindo um avanço na informatização entre o fisco e o contribuinte.Alguns dos objetivos principais do SPED são promover a integração do Fisco, mediante padronização das obrigações contábeis e fiscais, racionalizar as obrigações acessórias para os contribuinte, onde estabelecerá uma transmissão única para todos os órgãos interessados, alem de tornar mais eficiente a identificação dos ilícitos tributários.

Esse novo cenário informatizado exigiraprofissionais cada vez mais capacitados para o desenvolvimento de suas atividades, onde a compreensão dessa nova era do conhecimento será indispensável para produção de um aprendizado continuado, evidenciando a importância desse profissional contábil na implantação e desenvolvimento desse processo de escrituração.

2. TEMA

SPED – Desafios e Oportunidades para classe Contábil

3. problemaQuais os desafios e oportunidades que o SPED trouxe para área contábil?

4. Justificativa

Com a modernização tecnológica do sistema de escrituração, que exigirá informações cada vez mais tempestivas e fidedignas por parte das Empresas, onde o profissional contábil terá um papel ainda mais importante tanto na implantação dos sistemas a serem utilizados pelas Organizações para seenquadrarem as exigências trazidas pelo SPED, quanto na qualidade das informações geradas.

Dessa forma o presente trabalho trará contribuições significativas para acadêmicos, profissionais da área contábil, organizações e para a sociedade, pois trata de um tema novo, ainda em sua fase de implantação, todavia quando completada essa fase possibilitará a mensuração na redução de custos tantonas organizações quanto nos Órgãos Fiscalizadores.

Esse novo cenário informatizado exigira dos profissionais contábeis um nível de capacitação ainda mais apurado para o desenvolvimento de suas atividades, onde a compreensão dessa nova era do conhecimento será indispensável para produção de um aprendizado continuado, evidenciando sua importância na implantação e desenvolvimento desseprocesso de escrituração, o que possivelmente mudará seu perfil de trabalho dentro das organizações.

1. Objetivo GERAL

Identificar os desafios e oportunidades que o SPED trouxe para área contábil.

ObjetivoS ESPECÍFICOS

• Contextualizar o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED.

• Identificar quais as principais mudanças trazidas por essa inovação tecnológica.• Apontar a participação do profissional contábil na implantação do SPED.

1. REFERENCIAL TEÓRICO

Indubitavelmente o SPED é um grande avanço para área contábil, pois simplifica o envio das informações por parte das Organizações, aos diversos Órgãos Fiscalizadores, conforme afirma CLETO; OLIVEIRA (2010, p.15):

Anteriormente ao SPED, o contribuinte estava...
tracking img