Soxa lei de sarbanes-oxley como nova motivação para mapeamento de

4690 palavras 19 páginas
Resumo
A quebra de grandes companhias como a Enron e a Worldcom em 2000 abalou a "cultura acionária" da economia dos Estados Unidos, afetando por conseqüência a credibilidade de bolsas de valores e corporações em todo o mundo. Num esforço para recuperar a confiança dos investidores e evitar um colapso do mercado de capitais, o Congresso e o governo dos
Estados Unidos editaram em 2002, a Sarbanes-Oxley Act, que aumenta as responsabilidades sobre presidentes e diretorias e aperta as exigências dirigidas a auditorias e advogados responsáveis pela fiscalização dos relatórios contábeis das empresas. Um dos passos a serem tomados pelas empresas na adequação à Lei Sarbanes-Oxley é o mapeamento de processos, que além de permitir melhoria dos controles internos, facilita os procedimentos de auditoria interna e externa e proporciona ainda muitas possibilidades de revisão da forma como as coisas são feitas atualmente na empresa. Essas melhorias podem gerar ainda mais lucros e qualidade operacional na organização e no que ela produz.
Palavras chaves: Governança Corporativa; Sarbanes-Oxley; Mapeamento de Processos.
Introdução
A necessidade de investimentos e captação de recursos no mercado de capitais para o crescimento econômico “exige” que as empresas se adequem a certas regras ou procedimentos considerados “ideais”.
A Lei de Sarbanes-Oxley (SOX), criada nos EUA, tem como base princípios de Governança
Corporativa e foca principalmente a responsabilidade penal da diretoria, sendo portanto obrigatória sua adequação por todas as empresas americanas de capital aberto. No Brasil a adequação à Lei não é obrigatória, mas as empresas que desejarem entrar ou se manter no mercado americano através do lançamento de ações, devem se adequar e passam a estar sujeitas às suas implicações.
Esta adequação à SOX, inclui no plano de ação o mapeamento de processos chaves da organização, visando melhorias nas atividades de controles internos e auditoria. Por

Relacionados