Sophia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gilderlan Sabino



Maceió 05/03/13

Mitologia grega




Trabalho apresentado ao Professor Rafael André da disciplina homem, cultura e sociedade da turma “B” turnonoturno do curso de administração



Mitologia grega

Grécia, tem Atenas como capital. Era dividida em cidades-estados (pólis), rico em cultura, religião e folclore, dito Mitologia Grega, esta, que serviu deinspiração para muitos outros escritores e artistas dos séculos decorrentes ao de modernidade grega.
A Mitologia Grega é rica em seu folclore sobre a criação do mundo, a acensão de deuses e deusas ea existência de criaturas fantásticas como centauros, minotauros, faunos, dentre outras.

Ao longo dos tempos esses mitos foram expressos através de uma extensa coleção de narrativas que constituema literatura grega e também na representação de outras artes, como a pintura da Grécia Antiga e a pintura em cerâmica, o que antes também era passado oralmente.
Além dos seres famosos e históriasconhecidas como a de Hercules, a mais bem estruturada história é a Teogonia de Hesíodo, que se inicia com o caos – vazio primitivo. Dele surgiram a Terra (Gaia), o amor (Eros), e escuridão (Tártaro).Gaia deu à luz Urano. Urano fertilizou Gaia e nasceram primeiramente os Titãs: seis homens e seis mulheres (Oceano, Céos, Créos, Hiperião, Jápeto, Téia e Reia, Têmis, Mnemosine, Febe, Tétis e Cronos); elogo os Ciclopes de um só olho e os Hecatônquiros (ou Centimanos).
Urano jamais permitiu a presença desses seres, aprisionando-os até Cronos, o terrível, se revoltar contra Urano e usurpar seupoder.
Urano e Reia deram origem aos primeiros deuses do olimpo, (Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus), mas logo os devorou enquanto nasciam, pelo medo de que um deles o destronasse. Mas Zeus, ofilho mais novo, com a ajuda da mãe, conseguiu escapar do destino e travou uma guerra contra Urano, cujo vencedor ganharia o trono dos deuses. Ao final, com a força dos Cíclopes–a quem libertou...
tracking img