Sophia de mello breyner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia
Sophia de Mello Breyner nasceu a 6 de Novembro 1919 no Porto, onde passou a sua infância. Entre 1936 e 1939 estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Casou-se com FranciscoSousa Tavares, e passou a viver em Lisboa. Teve cinco filhos. Participou ativamente na oposição ao Estado Novo e foi eleita, depois do 25 de Abril, deputada à Assembleia Constituinte.
Foi Autora decatorze livros de poesia, publicados entre 1944 e 1997, escreve também contos, histórias para crianças, artigos, ensaios e teatro. Traduziu Eurípedes, Shakespeare, Claudel, Dante e, para o francês, algunspoetas portugueses.
Recebeu entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana. Foi a primeira portuguesa que venceu esteprestigiado prémio.
Com uma linguagem poética quase transparente e íntima, ao mesmo tempo ancorada nos antigos mitos clássicos, Sophia evoca nos seus versos os objetos, as coisas, os seres, os tempos, osmares, os dias.
Sophia de Mello Breyner Andresen faleceu a 2 de Julho de 2004, em Lisboa. 
Obras Poesia
* Geografia  (1967, Lisboa, Ática)
* Antologia  (1975)
* O Nome das Coisas  (1977,Lisboa, Moraes Editores)

Contos
* A Menina do Mar  (1958)
* A Fada Oriana  (1958)
* Noite de Natal (1959)
Sinopse
A edição de Geografia integra-se num novo plano de publicação da ObraPoética de Sophia de Mello Breyner Andresen. Para além da fixação definitiva do texto, a cargo de Luis Manuel Gaspar, regressa-se à edição autónoma de cada um dos livros de poemas da autora, de acordocom critérios definidos em Assim, a Obra Poética de Sophia em três volumes, que a Editorial Caminho publicou entre 1990 e 2003, deixa de existir, cremos que com vantagem para os leitores, em nome de umamais adequada difusão da obra da autora.
Geografia, oitavo livro de poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, teve três publicações autónomas (1.ª ed., Lisboa, Edições Ática, 1967; 2.ª ed.,...
tracking img