Soparaverestetrabalho

396 palavras 2 páginas
:D / :C / A dança é uma das três principais artes cénicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela. A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimónia.
1. Os Mídia, Os Média, Os Media?

Expressão vinda directamente do latim, mass media significa "meios de comunicação de massas".Media é o plural de medium (meio, instrumento, suporte). Os mass media são, pois, a imprensa, a televisão, a rádio, o cinema...

Frequentemente, abrevia-se a expressão reduzindo-a para "media" e diz-se "os media". Não tenho nada contra. Mas deve pronunciar-se correctamente, ou seja: media, acentuando a sílaba mecomo se lá estivesse um acento agudo (´).

Na escrita, no entanto, esse acento não deverá ser colocado, pois em latim não existem acentos gráficos. Sendo assim, escrever "os média" não me parece certo, pelas razões apontadas, embora já se vá admitindo o aportuguesamento da palavra; e a prova é que aparecem nos dicionários palavras derivadas desta: mediático, mediatismo, mediatizar,…

Menos correcto ainda será escrever "os mass média" (com acento), porque, nesse caso, alia-se um vocábulo em latim (mass) com outro que já aportuguesámos, o que não me parece coerente.

Mas pior que isso é escrever ou pronunciar "mídia". Assim, é à inglesa! Ora… a que propósito, se a palavra não tem essa origem? Deixemos os falantes da língua pronunciar dessa maneira. Têm o mesmo direito que nós de adaptarem ao seu idioma os termos de origem. Mas nós não temos nada a ver com isso, pois não?

2. Curriculum / Curricula

Outra expressão latina também muito utilizada é: curriculum vitae. Designa um documento que contém indicações sobre o percurso escolar e/ou

Relacionados