Sono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 SONO


2.1 O que é Sono


O sono é um estado ordinário de consciência, em que ocorre repouso normal e periódico, faz parte do ciclo biológico dos seres humanos e de animais. Este estado tem como característica a suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. É um processo ativo em que são envolvidos inúmeros e complexos mecanismos fisiológicos ecomportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central.
O sono não é considerado uma função, mas sim um estado de vida com inúmeras funções, muitas delas relacionadas à conservação de energia.
Antigamente, era considerado como um estado único e monótono, porém hoje sabe-se que o sono não é homogêneo, e que possui dois estados.
A idéia de que o cansaço físico provoca o sono é completamenteequivocada, no máximo provoca a indução do sono.


2.2 Importância do Sono


O sono é essencial na vida do ser humano, porém ainda não se conhece com precisão seus propósitos.
Existem várias teorias sobre a função do sono, como a restauração dos processos químicos e físicos deteriorados durante a vigília (estado normal de consciência e atividade que complementa e se opõe ao estado de sono),conservação de energia, termorregulação e consolidação da memória.
Porém sabe-se que dormir bem é fundamental para se esteja disposto no dia seguinte, manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. O desempenho físico e mental do ser humano está diretamente ligado a uma boa noite de sono. Quando ocorre a privação do sono a coordenação motora é prejudicada e acapacidade de raciocínio fica comprometida, sem o merecido descanso o cérebro deixa de realizar uma série de tarefas importantíssimas.
Além do relaxamento muscular, é principalmente a noite que o hormônio do crescimento é produzido, que é indispensável para o desenvolvimento das crianças.
Ocorre a cicatrização e a renovação das células da pele. O sistema imunológico também se refaz.
Durante operíodo do sono algumas partes do corpo aumentam sua atividade e o organismo produz maior quantidade de determinados hormônios.


2.3 Recomendações Diárias de Sono


O sono não funciona em todas as pessoas da mesma forma. Ao longo da vida passamos por necessidades diferentes de sono. Isto depende de fatores relacionados à idade. O sexo também influi, e os homens necessitam de menos horas de sonoem relação à mulher.
Muitos fatores individuais influem no sono da mulher, a grande maioria está relacionado a fatores hormonais.
Crianças de até 3 meses necessitam de 16 a 20 horas de sono, pois eles ainda não são capazes de distinguir o dia da noite, e seu relógio biológico está programado para despertar a cada 3 ou 4 horas.
Já as crianças entre 3 e 5 anos necessitam dormir cerca de 11 a 12horas por dia.
Os jovens tem um período de sono muito maior que o de pessoas idosas e crianças pré-púberes, em virtude das importantes mudanças fisiológicas e psicológicas que acompanham a transição da infância para a idade adulta.
Existe um aumento da sonolência diurna na puberdade, dormir acordar mais tarde faz parte do processo natural de amadurecimento dos adolescentes. Os adolescentesprecisam de 10 horas de sono, em media, por noite, para ficarem totalmente alertas durante todo o dia.
Os adultos necessitam de cerca de 7 a 8 horas de sono, e os idosos de 5 a 7.


2.4 Hormônios do Sono


Enquanto se está dormindo, há uma intensa atividade fisiológica e funcional, com a produção de hormônios e outras substâncias necessárias para o bom desempenho das atividades diárias. A conexãohipotálamo-hipófise é responsável pela união entre processos endócrinos e o sono, uma vez que a secreção de muitos hormônios obedece ao ciclo sono-vigília e pode ocorrer em momentos específicos do sono.
Na fase 1 do sono ocorre a produção de melatonina, hormônio que induz o sono.
Na infância cerca de 90% do hormônio do crescimento (GH) é secretado durante o sono, a maior parte no estágio 4...
tracking img