Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- Conceito sobre dignidade: segundo Rizzato Nunes “conquista da razão ético-jurídica, fruto da reação à história de atrocidades que, infelizmente, marca a experiência humana.”
- São direitosfundamentais do homem
- A constituição traz em seu artigo 1° os fundamentos do Estado Democrático de direito, entre eles estão: a soberania, a cidadania e a dignidade da pessoa humana.
A dignidade deuma pessoa em caso terminal encontra-se em jogo, pois esta não está tenso uma vida digna no estado em que se encontra. Logo pode-se pensar na hipótese de que seria possível juridicamente um mandatopara que os aparelhos fossem desligados pois a constituição nos garante a inviolabilidade da dignidade humana.
-O estado não tem propiciado vida digna para muitos dos cidadãos . muitas pessoas morremesperando atendimentos médicos, saúde, alimentação, moradia. Logo, a má distribuição monetária seria corromper a dignidade humana já que apenas os bem remunerados tem dignidade em vida e os mausremunerados, vivem ao ‘Deus dará’, esperando que o estado tome alguma iniciativa para aplacar essa desigualdade que tem promovido tantos problemas.
( o autor do artigo enfatiza a Eutanásia dando exemplosde que a pessoa não se encontra em uma vida digna no estado em que está, passando por dores até chegar a morte pois o Estado não disponibiliza aparelhos suficientes para cuidar de todos osnecessitados, então muitos esperam a morte em leitos tendo sua dignidade violada pelo próprio estado que as assegurou tal dignidade.)
–Citação do autor:  eis que se viver com dignidade é o mesmo de ter uma vidadigna, percebe-se desde logo, que morrer com dignidade é consequência de viver dignamente.

Citação do autor: pois o direito à vida abrange tanto o direito de não ser morto, privado da vida, comotambém o direito de ter uma vida digna.. ... Não havendo, em nenhum momento, diante do que foi citado, supressão da vida, eis que a morte faz parte do ciclo de todo indivíduo, eis que a morte é certa...
tracking img