Sondagem nasogastrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO COMISSÃO PERMANENTE DE ASSESSORAMENTO EM IMUNIZAÇÕES COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA “ALEXANDRE VRANJAC”

Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”

SUPLEMENTO DA NORMA TÉCNICA DO PROGRAMA DE IMUNIZAÇÃO

Introdução de novas vacinas no Calendário Estadual de Imunização SÃO PAULO 2011 norma técnica do programa de imunização

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COMISSÃO PERMANENTE DE ASSESSORAMENTO EM IMUNIZAÇÕES COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA “PROF.ALEXANDRE VRANJAC”

SUPLEMENTO DA NORMA TÉCNICA DO PROGRAMA DE IMUNIZAÇÃO Introdução de Novas Vacinas no Calendário Estadual de Imunização

SÃO PAULO - SP 2011 norma técnica do programa de imunização

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO Nilson Ferraz Paschoa

COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS Alice Tiago de Souza

COMISSÃO PERMANENTE DE ASSESSORAMENTO EM IMUNIZAÇÕES Ana Freitas Ribeiro, Brigina Kemp, Calil Kairalla Farhat, Claudio Sérgio Pannuti, Clelia Maria Sarmento de Souza Aranda, Gabriel Oselka (Presidente), Glacus de Souza Brito,Lily Yin Weckx, Helena Keico Sato, João Silva de Mendonça, José Cássio de Moraes, José da Silva Guedes, Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, Marta Heloísa Lopes, Paulo Alberto Borges, Sônia Regina Testa Silva Ramos, Vicente Amato Neto, Wagner Augusto da Costa.

Diretor do Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac" (CVE) Ana Freitas Ribeiro

Diretor da Divisão de Imunização (CVE)Helena Keico Sato

Fundo Especial de Saúde para Imunização em Massa e Controle de Doenças Eliana de Fátima Paulo

1

norma técnica do programa de imunização

Apresentação
Em 1968 foi publicada, de maneira pioneira, a primeira norma do Programa Estadual de Imunização da Secretaria da Saúde Pública (antiga denominação da Secretaria de Estado da Saúde), sob o comando do Dr. Walter Leser,secretário de estado à época. Em 1973 é criado o Programa Nacional de Imunizações (PNI), como parte de um conjunto de medidas que visavam redirecionar a atuação governamental, ajustando-se aos objetivos e diretrizes do Programa Ampliado de Imunizações (PAI) da Organização Mundial de Saúde (OMS). Anteriormente as ações de imunização eram marcadas pela atuação isolada de programas nacionais para ocontrole de doenças específicas como a Campanha de Erradicação da Varíola, Plano Nacional de Controle da Poliomielite e Controle da Tuberculose. A partir de então o Ministério da Saúde define as vacinas obrigatórias do calendário vacinal, permitindo às unidades federadas propor medidas complementares no âmbito de seu território. Os aspectos técnico-científicos das imunizações no estado de São Paulotêm o apoio relevante da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações – CPAI, criada em 1987, consolidada no âmbito da Secretaria de Saúde pela Resolução SS-56 de 23-05-2006. Em virtude dos novos conhecimentos e recursos que continuamente surgem para a prevenção de doenças transmissíveis, torna-se imperativa a revisão periódica das normas vigentes com as propostas de alterações para ocalendário vacinal do estado de São Paulo. Dessa forma, é compromisso da CPAI a divulgação anual do calendário estadual para orientar os serviços de saúde e o sistema de vigilância de como proceder junto à população. Esse suplemento atualiza a Norma Técnica de Imunização do Estado de São Paulo com as novas vacinas introduzidas no calendário nacional e as recentes recomendações das áreas técnicas da pasta.Clelia Maria Sarmento de Souza Aranda Secretária adjunta da Saúde Membro da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações

norma técnica do programa de imunização

Vacinas que foram introduzidas no Calendário Estadual de Imunização

Vacina Meningocócica C (conjugada)
A doença meningocócica (DM) é um dos grandes problemas de saúde pública, estima-se a ocorrência de pelo menos...
tracking img