Rochas naturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Rochas Naturais

Historicamente as rochas desempenharam um papel fundamental como material de construção, para tanto basta lembrar do seu uso pelos egípcios nas pirâmides já a mais de 5000 anos atrás. Os gregos as utilizaram em obras como o Partenon. Os romanos utilizavam as rochas em quase tudo que o construíam, como por exemplo os aquedutos, o coliseu e em suas estradas. Estima-se que oimpério romano tenha construído cerca de 150.000km de estradas que tinham em seu acabamento final o assentamento de rochas como o basalto. Devido a esta impressionante rede viária e de sua longevidade, temos o ditado popular que diz que “todas as estradas levam a Roma”.

Definição de Rochas

São corpos sólidos, minerais, não maleáveis, incombustíveis com densidade geralmente superior a da água. Deacordo com sua formação classificam-se como: rochas ígneas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.

Rochas ígneas: são rochas que se formam por erupções diretamente do manto. São também denominadas magmáticas ou eruptivas. Ex.: Granito que é mais claro devido aos sais de alumínio e silício e basalto que é mais escuro por, apresentar maior quantidade de ferro.

Rochas sedimentares:provenientes da decomposição de resíduos de substancias químicas ou orgânicas. Caracterizam-se normalmente pela formação em camadas horizontais, com planos de clivagem, embora movimentos sísmicos possam alterar essa disposição. Sua espessura é da origem de 5 a 10 km, sobre as rochas ígneas.
O ar em movimento e as águas em circulação decompõem as rochas ígneas e levam as partículas de um local (erosão)para outro, (sedimentação) formando as jazidas de areia ou de pedregulho.
Se houver um aglomerante adequado, essas jazidas formarão um novo tipo de rocha reconstituída. Se os grãos são de feldspato, muito mais finos, formarão as argilas. Essas rochas são chamadas clásticas ou detríticas.
As águas carregadas de cálcio, agruparam-se em certos locais. Com a evaporação da água formaram-se osdepósitos de cloreto de cálcio (sal gema), sulfato de cálcio (gipso), carbonato de cálcio (calcários). As rochas sedimentares são de origem química. Resíduos orgânicos (ossos, cascas de animais e vegetais) formam os calcários e a hulha (carvão mineral betuminoso).

Rochas metamórficas: com o passar do tempo, todos os tipos acima descritos podem vir a sofrer a pressão de novas camadas afundando eportanto ficando mais próximos do núcleo quente. Todos os agentes que sobre eles agiram, calor, umidade ,chuva, ação química, movimento, resultam em inúmeras transformações e em novos tipos de rochas diversos. E.: arenito se transformando em quartzo, a argila em micaxisto, o calcário em mármore, o xisto pode ficar betuminoso.

Resumindo: de acordo com a formação classificam-se:
a) Rochas eruptivasou ígneas formadas pela consolidação de matérias provenientes de fusão podem ser:
a1) Plutônicas ou de profundidade, quando formadas no seio da crosta terrestre, como o granito;
a2) Filonianas, quando formadas em filões, como o pórfiro;
a3) Efusivas ou vulcânicas, quando solidificadas já na superfície, como o basalto.
b) Rochas sedimentares que podem ser:
b1) Clásticas, quando formadas poração mecânica, como o arenito;
b2) Químicas, como o sal gema, o gesso e os calcários;
b3) Organógenas, quando formadas por organismos, como a turfa e a hulha (turfas são solos com grande porcentagem de carbono e matérias orgânicas).
c) Rochas metamórficas, como os quartzitos, mármores e xistos.

A TB3- Terminologia de rochas e solos, classifica os materiais da crosta terrestre em rochas esolos:

ROCHAS - são materiais provenientes da solidificação do magma de lavas vulcânicas ou da consolidação de depósitos sedimentares. Conforme suas dimensões são chamadas:
a) Bloco de rocha: pedaço isolado de pedra tendo diâmetro superior à um metro.
b) Matacão: diâmetro médio entre 1 metro e 25cm.
c) Pedra: diâmetro entre 25 cm e 7,6 cm.

SOLOS - são os materiais provenientes da...
tracking img