Solos da cidade de santos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O solo de Santos é o segundo pior do mundo, inferior apenas ao da Cidade do México. O solo da cidade é formado de oito a 12 metros de camada de areia medianamente compacta, seguida de 20 a 40 metrosde uma camada de argila marinha, podendo depois ter outra faixa de areia ou não, e por último uma camada dura (formada por rochas) que varia de 40 a 50 metros. 

Para saber a resistência do solo éfeito um relatório de sondagem. Retira-se uma amostra de cada camada, que é levada para um laboratório, onde se detecta o tipo de fundação a ser feita. Há dois tipos de fundações: rasa (em que seutilizam sapatas), quando se tem um solo que suporta a carga dos pilares, e profunda (onde geralmente se utilizam estacas) quando o solo é menos resistente. 

O custo de uma fundação profunda é trêsvezes maior do que o de uma rasa, mas às vezes esse recurso é inevitável. É em função disso que muitos economizam quando não devem e esse é um dos motivos que faz com que os prédios da orla da praiasofram as inclinações com o passar dos anos. Em alguns pontos da Cidade, o terreno argiloso é o responsável pelos recalques dos prédios mais antigos, que não foram construídos sobre fundações profundas. Naverdade, o processo de estaqueamento de vigas de concreto, até atingir a camada fragmentada do solo (cerca de 60 metros abaixo), sempre recebeu resistência por parte da maioria dos construtoressantistas. 
Para economizar menos de 10% do custo total da obra, eles preferiram utilizar o processo de fundação direta, que prevê a colocação de camadas de concreto sobre a faixa de areia (sapatas). Especialistas em fundações explicam que, mesmo sem sofrer rupturas, a primeira camada de areia comprime a argila marinha, provocando a inclinação das estruturas. O maior problema, então, não é oafundamento do prédio em alguns milímetros, mas o recalque diferencial, causado pela concentração de cargas em um dos pontos do edifício. 
Quando um prédio é construído fora dos padrões exigidos, e...
tracking img