Solidariedade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Solidariedade
Existem dois tipos de solidariedade, a mecânica e a orgânica. A consciência coletiva é a responsável pela ligação entre as pessoas, pelos valores morais e pelo sentimento coletivo,aquilo que é geral. Enquanto cada um tem uma consciência individual pela qual fazemos nossas escolhas, a personalidade, a junção das duas, forma o ser social. Segundo Durkheim, o que matem as pessoasligadas umas as outras é a solidariedade social.
Solidariedade mecânica é a presente nas sociedades mais “primitivas”, nas quais a coesão social é determinada principalmente pela consciência coletiva esua capacidade coercitiva. As relações de trabalho são independentes.
Na solidariedade orgânica, das sociedades capitalistas mais “evoluídas”, o individualismo e a interdependência do trabalhosocial são características dessa ligação. As relações não são baseadas na semelhança, mas sim na complementação mútua. Em uma espécie de organismo social.

Declarações dos Direitos do Homem e aSolidariedade Social
Essencialmente tentam estabelecer princípios para relações entre as pessoas e para o governo, de forma que se preservem os ideais mais simples. São baseados no bem comum, porémestabelecem principalmente direitos individuais, como por exemplo, direito a acumulo de riquezas e a propriedade privada.
A normatização caracteriza um sistema orgânico, pois vincula o as relações sociaisatravés de um sistema de direitos e deveres. Todo cidadão tem sua função social e seus direitos individuais como homem, sempre livre e igual ao outro. Assim como tem deveres, seu direito individual acabana onde a do outro começa. O governo rege um todo social, buscando harmonizar as diferenças, integração e deve refletir o interesse da maioria. O Estado serve como instituição regulamentadora dosdireitos e deveres individuais, isto é, burocratiza a relação social.
As liberdades de crenças e de expressão mostram como o direito do homem de expressar sua individualidade deve ser garantido pelas...
tracking img