Solidariedade social presente na obra de émile durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2336 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera UNIDERP
Centro de Educação à Distância
Serviço Social- 2° Semestre




SOCIOLOGIA








Campo Grande, MS
DATA
Publicação

Introdução

Este trabalho tem por finalidade apresentar a Solidariedade social presente na obra de Émile Durkheim, a Diferença entre a Revolução Americana e Revolução Francesa, “Declaração de Independência dos Estados Unidos daAmérica” (1776), a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão” (1789) e a Realidade dos direitos humanos no Brasil, a fim de favorecer o aprendizado dos temas abordados.



























Solidariedade social presente na obra de Émile Durkheim

Podemos afirmar que a solidariedade social para Durkheim se daria pela consciência coletiva, pois essa seriaresponsabilidade pela coesão ligação entre as pessoas. Contudo a solidez, o tamanho e a intensidade dessa consciência coletiva é que iria medir a ligação entre os indivíduos, variando segundo o modelo de organização social de casa sociedade. Nas sociedades de organização mais simples predomina um tipo de sociedade diferente daquela existente em complexas, uma vez que a consciência coletiva se dariatambém de forma diferente em cada situação.
Para compreendermos melhor basta uma simples comparação entre sociedades indígena do interior do Brasil com sociedades industrializadas como das regiões metropolitanas das principais capitais. O sentimento de pertencimento e semelhanças é muito maior entre os índios ao redor de um lago quando pescam do que entre os passageiros no metrô de São Paulo aoirem para o trabalho pela manhã. Dessa forma segundo Durkheim, poderíamos os perceber dos tipos de solidariedade social, uma do tipo mecânica e outra orgânica. Segundo Durkhein, a solidariedade do tipo mecânica depende da extensão da vida social que a consciência coletiva (ou comum). Quanto mais forte a consciência coletiva, maior a intensidade da solidariedade mecânica. Alias para seu individuo oseu desejo e sua vontade da coletividade do grupo, o que proporciona uma maior coesão e harmonia social.
Durkhem esclarece que a existência de uma sociedade, bem como a própria coesão social está baseada em um grau de consenso entre os indivíduos e que ele designa de solidariedade.
A solidariedade mecânica prevalece naquelas sociedades primitiva ou arcaicas, ou seja, em agrupamentos humanos dotipo tribal. Nesta sociedade os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere á crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários à subsistência do grupo, essa correspondência de valores assegura a coesão social. Para garantir a coesão social, portanto, onde predomina a solidariedade orgânica, a coesão social não estaassentada em crenças e valores sociais, religiosas, na tradição ou nos costumes compartilhados, mas nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas jurídicas: Isto é, o direto.



A Diferença entre a Revolução Americana e Revolução Francesa

Os franceses fizeram uma revolução em nome da liberdade, igualdade e uma fraternidade inteiramente idealizada -valores que eles nunca tinham experimentado ao longo de toda a sua história. A revolução Francesa não teve apenas por objetivo mudar o antigo regime, porém abolir a forma antiga da sociedade, apagando as tradições, renovar os costumes, esvaziar o espírito humano de todas as idéias sobre as quais se tinham fundado até então o respeito e a obediência (Tocqueville, 1979, p.176).
Os americanos fizeramuma revolução em nome de uma liberdade com a qual conviviam desde os primórdios da vida colonial e não queriam perder jamais.
O que a Revolução Americana fez foi trazer a nova experiência americana e a nova concepção americana de poder para o domínio público. Da mesma forma que a prosperidade e a igualdade de condições, esse novo conceito de poder era mais antigo do que a Revolução, mas, ao...
tracking img