Teatro no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto
Tema: Os caminhos do teatro no Brasil

Apresente aos alunos o trabalho dos mestres José Celso Martinez Corrêa e Antunes Filho e organize um ciclo de leituras dramáticas na escola, com base em grandes textos do teatro nacional.

Tempo estimado
Quatro aulas

Série
5°ano

Objetivos
- Conhecer, compreender e analisar o trabalho dos diretores José Celso Martinez Corrêa e AntunesFilho para o teatro brasileiro.
- Conhecer o trabalho de alguns diretores e atores do teatro brasileiro contemporâneo.
- Elaborar um ciclo de leituras dramáticas na escola com base em textos clássicos do teatro brasileiro.
- Pesquisar a história do teatro no Brasil.

Conteúdos
- Teatro brasileiro.
- Artistas contemporâneos brasileiros.
- José Celso Martinez Corrêa e Antunes Filho.Materiais necessários
- Cópias da reportagem “Ao Lado dos Deuses” (BRAVO!, Ed 172. dezembro de 2011) para todos os alunos.
- Imagens de algumas peças de José Celso Martinez Corrêa, disponíveis em: http://teatroficina.uol.com.br/uzyna_uzona
- Imagens de algumas peças de Antunes Filho, disponíveis em: http://sescsp.org.br e em http://centropesquisateatral.blogspot.com
- Projetor para mostrar as imagensdas obras aos alunos.
- Espaço amplo (pode ser a sala de aula, com as carteiras encostadas nas paredes) para que os alunos trabalhem suas criações artísticas.

Desenvolvimento
1ª AULA – Zé Celso e Antunes: inspirações para o teatro brasileiro
Inicie contando aos alunos que as próximas três aulas serão dedicadas a estudar o teatro brasileiro com base nas contribuições de dois grandes mestresdessa arte no Brasil: José Celso Martinez Corrêa e Antunes Filho. Conte que uma reportagem publicada na revista BRAVO! (“Ao Lado dos Deuses”, dezembro de 2011) vai servir como material de apoio para os encontros e vai ajudar a enriquecer o debate sobre algumas questões: afinal, o que é o teatro? Para ser ator é preciso ter formação acadêmica?
Antes de ler o texto de BRAVO! Com seus alunosproponha uma breve conversa a respeito da expressão “teatro contemporâneo”. Para isso, você poderá levar para a sala de aula um conjunto de imagens de diversos grupos de teatro importantes para a história desta arte no Brasil, como o TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), o Teatro Oficina (de Zé Celso), o Folias d’ Arte, o Grupo Tapa; e de atores consagrados, como João Caetano, Cacilda Becker, Paulo Autran,Fernanda Montenegro e Antônio Fagundes, por exemplo. É importante que essas imagens também contemplem peças de teatro produzidas recentemente.
Em seguida, proponha aos alunos que organizem as imagens de acordo com os períodos em que eles acham que as peças registradas nas fotos foram produzidas. Assim, os estudantes estarão fazendo um recorte cronológico das peças e ainda poderão lembrar-se dedramaturgos consagrados, como Nelson Rodrigues e Plínio Marcos.
Para tornar a discussão ainda mais interessante, selecione alguns trechos de peças como “Senhora dos Afogados” e “Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues e “Navalha na Carne” e “Dois Perdidos numa Noite Suja”, de Plínio Marcos e recomende a leitura aos alunos. Explique que alguns desses textos serviram a montagens emblemáticas dirigidaspor Zé Celso e Antunes Filho. Aproveite a discussão e mostre à turma imagens das peças encenadas pelos diretores. Observe que ambos obtiveram grande sucesso com obras de artistas expoentes da Semana de Arte Moderna de 1922: Antunes Filho fez uma montagem célebre de “Macunaíma”, obra de Mário de Andrade, e Zé Celso fez uma montagem marcante da peça “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade.
Em seguida,comente com os alunos que as montagens dessas duas peças são um grande marco para o teatro nacional, pois ambos inovaram na encenação, e, ao mesmo tempo, usaram essas obras para criticar o governo militar bem como o regime da ditadura que o Brasil vivia naquela época.
Mas como esses diretores influenciaram o teatro brasileiro?
Por que eles são mestres de jovens atores?
Explique à turma que,...
tracking img