Solid edge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Objetivos

CAPÍTULO III
Tolerância Geométrica

l

Identificar os símbolos geométricos e aplicá-los convenientemente na tolerância das peças; Compreender as vantagens da utilização da tolerância geométrica, em conjunto com o dimensional; Conhecer os princípios gerais da tolerância e as vantagens da sua aplicação na tolerância das peças.

l

l

DESENHO II

2. Introdução
l

2.Introdução
Embora as dimensões efetivas do pino estejam de acordo com a tolerância dimensional especificada no desenho técnico, a peça real não é exatamente igual à peça projetada.
l

A tolerância geométrica é uma linguagem normalizada internacionalmente da qual fazem parte símbolos, convenções, definições e princípios. A execução da peça dentro da tolerância dimensional não garante, por si só,um funcionamento adequado. Na fabricação de uma peça não se consegue obter a forma geométrica perfeita: Ex.: ao usinar um cilindro tem-se erros de circularidade na seção transversal.

l

l

2. Introdução
Embora as dimensões efetivas do pino estejam de acordo com a tolerância dimensional especificada no desenho técnico, a peça real não é exatamente igual à peça projetada.
l

2.Introdução
l

Não basta que as dimensões da peça estejam dentro das tolerâncias dimensionais previstas. É necessário que as peças estejam dentro das formas previstas para poderem ser montadas adequadamente e para que funcionem sem problemas. Os desvios geométricos permissíveis para a peça são previamente indicados, aplicando-se tolerâncias geométricas. Tolerâncias geométricas são os limites ou desviosdentro dos quais as dimensões e formas geométricas podem variar sem que haja comprometimento do funcionamento e intercambiabilidade das peças.

l

l

2. Introdução
l

3. Tolerância dimensional versus Tolerância geométrica

Tais desvios podem ser: ü Macrogeométricos, sendo desvios macroscópicos Macrogeométricos como retilineidade, planeza, dimensões nominais; üMicrogeométricos, sendodesvios Microgeométricos microscópicos como rugosidade e aspereza. superficiais

4. Definições
l

4. Definições
l

Condição de máximo material: Quando um elemento Condiç má dimensional contém a máxima quantidade possível de material. Ex.: Aperto máximo. Condição de mínimo material: Quando um elemento Condiç mí dimensional contém a mínima quantidade possível de material. Ex.: Aperto mínimo.Condição virtual (CV): Corresponde à fronteira limite de um Condiç elemento geometricamente perfeito, obtida a partir das cotas e tolerâncias inscritas no desenho.

Condição de ajustamento para um elemento externo: É a Condiç cota mínima do elemento geometricamente perfeito, que circunscreve o elemento considerado, tendo contato com este apenas nos pontos extremos.

l

l

l

Condição deajustamento para um elemento interno: É a Condiç cota máxima do elemento geometricamente perfeito, que circunscreve o elemento considerado, tendo contato com este apenas nos pontos extremos.

4. Definições
l

4. Definições
l

Cota de localização: É uma cota dimensional que permite localizaç localizar um elemento em relação a outro, como, por exemplo, a localização de um furo relativamente auma superfície. Cota de máximo material (CMM): Cota definida pela má aplicação do princípio de máximo material a um elemento. Cota de mínimo material (CmM): Cota definida pela mí (CmM): aplicação do princípio de mínimo material a um elemento. Cota local atual: Qualquer distância numa seção transversal de um elemento, isto é, a cota medida entre dois pontos opostos.

Cota nominal: Cotadimensional, sem tolerância, inscrita num desenho. Cota teoricamente exata: Cota considerada exata, a partir da qual, uma tolerância geométrica é aplicada. Cotagem funcional: Filosofia de cotagem dimensional baseada na função da peça. Modificador: É um símbolo especial, que pode ser incluído no quadro da tolerância geométrica e que significa a aplicação e um princípio ou condição a essa tolerância. São...
tracking img