Plantas medicinais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Adaptações Morfológicas da Plantas a Realidade Ambiental

Teresina/PI - junho
Adaptações Morfológicas da Plantas a Realidade Ambiental

1. Liana
É um tipo de planta que mantêm-se enraizada nosolo durante toda sua vida, ela germina no solo, crescem em direção da luz disponível no ambiente e precisam de um suporte para manterem-se eretas, caracterizando a raízes aéreas , a cintura que tem afunção de absorver água da atmosfera. Algumas lianas tem caules grossos e folhas grandes adaptada à sombra, existem lianas também conhecida com cipó mais uma característica dessa planta, há uma certaumidade no súber, com a presença de água.
2. Quebra Pedra:
Está planta apresenta uma extrema capacidade de adaptação, podendo suportar locais muito adversos, na sua grande maioria com baixo nívelde umidade e nutrientes. É muito comum aparecerem em rachaduras dos muros e calçadas, que por isso quando o nome popular de “quebra-pedra”. Suas folhas são pequenas, o caule haste (aéreo) pois tem odiâmetro relativamente pequeno, ereto, herbáceo e tem a presença das folhas. Sua raiz tem um sistema fibroso, caracterizado por uma massa de raízes aproximadamente igual ao diâmetro, ou seja, raisfasciculada. Ela pode ser utilizada, também, para tratamento dos rins de cálculos renais(pedra nos rins) devido à ação relaxante muscular que ajuda a eliminar esses cálculos.
3. Palmeira Imperial:É uma palmeira bastante rústicas, com estipe única, chega geralmente até 35m de altura, sua rais é fasciculada, como seu caule é longo, então esta raiz subterrânea é muito grande, suas folhas sãograndes e finas características das palmeiras, as folhas também são penadas.
4. Mirindiba:
É a planta mais abundante do cerrado brasileiro, é comida de todo tipo de animal, seu crescimento chega a 3mde altura em dois ano, é de crescimento médio ou rápido, muito utilizada para recuperação de áreas degradada. O tronco apresenta casca sulcada, de cor pardacenta a acinzentada, e sua madeira é...
tracking img