Acidente de trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUM O DA UNIDADE I
NATUREZA E ORIGEM DA SOCIEDADE
A natureza e origem da sociologia. A sociologia demorou a se constituir como ciência , pois teve que, por um lado, considerar, refletir a analisar não somente os discursos sobre a origem divina ou externa da sociedade, mas, e principalmente, sobre o passado histórico da sociedade em questão.
A sociologia é a ciência da sociedade que, emsua unidade, traz á tona a convergência de todos os interesses, conteúdos e processo humanos, por meio da associação em unidade concretas.
A sociologia não deve também ter como principal veiculo de analise a ordem social pois as sociedades humanas mudam no tempo e no espaço.
A existência de uma ordem social não exclui a existência da desordem social. E dedordem não significa necessariamentecaos, mas transformação da sociedade.
A sociologia questiona as bases pelas quais desenvolvemos critérios sobre nós mesmos como indivíduo e acerca da sociedade na qual vivemos.
Na verdade, os indivíduos são produtos de forças impessoais que dominam os próprios indivíduos. A natureza social é produto dos indivíduos assim como os indivíduos são produtos da natureza social.
São as situações reaisde vida que geram e definem o que é um conceito e sua situação social.
A sociologia deve pronunciar-se de forma clara para que veio, pois a ciência não é neutra. Uma sociedade não é produto de uma idéia, de uma intenção ou de um valor.Uma relação social é produto de uma relação de poder, de hierarquias sociais.
O poder consiste em interferir nos rumos de uma coletividade, de um grupo social queimpõem a ela um conjunto de orientações que não são delas mas que pertencem aquela que direciona a gestão. Todas as relações sociais, se são relações de poder, o são também relação sociais hierarquizadas, sejam elas relações de autoridade de influência ou de dominação.
A realidade social possui muitos níveis de significação e a percepção de um novo nível de significação modifica a percepção dosníveis anteriores de significação.
A sociologia é uma ciência que questiona os parâmetros sociais assim definidos. Ela os questiona permanentemente, pois a sociedade como criação coletiva deve estar em constante transformação para alcançar o fim que a coletividade e (ela mesmo) se propôs, por meio de seus representantes ou não.
A vida dos seres humanos apresenta várias dimensões: econômica,jurídica, política, moral e religiosa.
A sociologia estuda a dimensão social da conduta humana.
Analisando muitas definições da sociologia concluímos as diferenças entre várias. Mas o substrato comum a todas elas é a idéia de que a sociologia se ocupa das relações humanas, do comportamento do homem com seus semelhantes.
Dentro dessa perspectiva, um dos principais objetivos está em identificaraquilo que não está evidente, não parece claro, e quais os padrões e as influências do comportamento social.
A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
A habilidade que os sociólogos desenvolveram para ver a conexão entre a vida cotidiana dos indivíduos e os problemas sociais.
A VISÃO SISTÊMICA.
E identificar as ligações dos fenômenos particulares, de um ponto de vista microssociológico, ao sistema social como umtodo.
A ABORDAGEM SISTÊMICA DOS FENÔMENOS SOCIAS.
Conjunto de elementos interligados que sofrem influência recíproca. As sociedades humanas formam um sistema social, no qual o conjunto de relações entre as pessoas formam um todo, cujas partes apresentam uma interdependência recíproca e qualquer alteração provocará um tipo de modificação no todo, que num primeiro momento pode serimperceptível.
OS FUNDAMENTOS DA AÇÃO SOCIAL.
A ação social toma o significado de uma ação que, quanto ao sentido visado pelo indivíduo, tem como referência o comportamento de outros, orientando-se por estes em seu curso.A ação social pode ser determinada de quatro modos: racional referente a fins; racional referente a valores; afetivo, especialmente emocional; tradicional.

UNIDADE II
DA CIÊNCIA...
tracking img