Soldas eletricas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Soldas Eletricas

Definição da Solda
Existem várias definições de solda, segundo diferentes normas. A solda pode ser definida como uma união de peças metálicas, cujas superfícies se tornaram plásticas ou liquefeitas, por ação de calor ou de pressão, ou mesmo de ambos. Poderá ou não ser empregado metal de adição para se executar efetivamente a união.
Classificação dos processos de soldagemAtualmente, os processos antigos de soldagem quase não têm aplicação, pois foram aperfeiçoados, surgindo novas técnicas. Com o emprego de novas tecnologias, atingiram-se elevados índices de eficiência e qualidade na soldagem. O processo de soldagem podem ser classificados de acordo com a fonte de energia aplicada em:
Solda por fusão - Soldagem por fusão é o processo pelo qual as partes soldadas sãofundidas por meio de ação de energia elétrica ou química, sem que ocorra aplicação de pressão: a gás, a arco, alumino-termico.
Solda por pressão - Soldagem por pressão é o processo pelo qual as partes soldadas são inicialmente unidas e posteriormente pressionadas uma contra a outra para efetuar a união: caldeamento, a resistência, a gás por pressão e a frio.
Solda a arco elétrico
A temperaturado arco elétrico atinge valores de até 6000ºC. Seu calor intenso e concentrado solda rapidamente as peças e leva o material de enchimento até o ponto de fusão. Nesse estado, os materiais se misturam e, após o resfriamento, as peças ficam soldadas. Normalmente ela é utilizada em aço carbono, ferro fundido, metais não-ferrosos, ligas, etc.

O arco elétrico
É uma descarga elétrica mantida em meioionizado, com desprendimento de intenso calor e luz. Compara-se o arco elétrico a um raio que queima, porém, durante um certo tempo. No arco elétrico, tem-se também um circuito fechado. A diferença entre outros circuitos fechados, é que, no caso de arco elétrico, a corrente flui através da atmosfera por uma pequena distância, mesmo o ar não sendo bom condutor. No comprimento do arco elétrico,existe uma mistura de moléculas, átomos, íons e elétrons. Nesse caso, o ar é ionizado, podendo vir a ser um condutor; a corrente pode fluir, porém o arco tem de ser aberto.
A soldagem não pode ser executada, utilizando-se diretamente a corrente normal da rede. A tensão é muito elevada, podendo ser de 110, 220, 380 ou 440V. Com tais valores de tensão, existe perigo de vida.
Existem três tipos demáquinas utilizadas na soldagem: Transformadores, Retificadores e Geradores.
Transformador para soldagem
Os transformadores de soldagem podem apenas ser conectados à corrente alternada e fornecem só esse tipo de corrente. Isso está relacionado com a contínua variação do campo magnético na bobina primária, onde circula apenas corrente alternada. Essa constante variação ou alternância do campomagnético gera corrente na bobina secundária. Nos transformadores, modifica-se apenas a tensão da corrente alternada. Pode ser do tipo monofásico ou trifásico e ser alimentado com tensões de 110, 220, 380 e 440V.
Os transformadores, sendo máquinas para soldagem com corrente alternada, não têm polaridade definida e só permitem o uso de eletrodos apropriados para esse tipo de corrente, é um equipamentosilencioso, seu aproveitamento é de 90% e não produz sopro magnético devido ao uso de corrente contínua.
Desvantagens dos transformadores
Desequilibram a rede de alimentação, devido à sua ligação monofásica.
Devido à alternância da corrente de soldagem, que passa por zero a cada semiperíodo, a tensão em vazio da máquina (42V) precisa ser elevada, a fim de possibilitar-se o reacendimento doarco elétrico.
Não podem ser usados com eletrodos que não proporcionem boa ionização da atmosfera por onde flui o arco elétrico.
Vantagens dos transformadores
Eliminam o risco de surgimento do sopro magnético, que provoca uma fusão desigual do eletrodo e defeito na solda, principalmente inclusões de escória.
Baixo custo de equipamento.
Baixo custo de manutenção.

Geradores de solda...
tracking img