Soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC
Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Automotivos
















Centro de usinagem de 4,5 e 6 eixos























Salvador-BA
2012.1



SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC
Curso Superior de Tecnologia emSistemas Automotivos

















Centro de usinagem de 4,5 e 6 eixos


Trabalho apresenta à disciplina de Processo de Fabricação 2, sob orientação do professor Ricardo Travassos, elaborado pelo aluno Israel Galderisi, Leandro Santana Joel Renovato turma 22761 do curso CST em Sistemas Automotivos.
















Salvador-BA2012.1

Sumário


Introdução Erro! Indicador não definido.
Conceito Erro! Indicador não definido.
Considerações finais Erro! Indicador não definido.
Bibliografia Erro! Indicador não definido.
Brainstorm Erro! Indicador não definido.
Equipamentos avaliados Erro! Indicador não definido.
Ec 2000 Erro! Indicador não definido.
Standard Erro! Indicador não definido.Introdução



O termo usinagem ou maquinagem compreende todo processo mecânico onde a peça é a matéria prima de um processo de remoção de material. Na prática isto significa submeter um material bruto à ação de uma máquina e/ou ferramenta, para ser trabalhado.

Como um dos processos mais eficientes na atualidade, a usinagem tem comoprincipal característica a remoção de material, dando assim a forma desejada do produto final a uma simples peça metálica, ou até mesmo somente um breve acabamento superficial. Isso varia de acordo com o resultado que a pessoa irá querer no final. Antigamente, um processo bem arcaico e totalmente manual, hoje em dia, a usinagem está presente em diversas indústrias, como a automotiva, naval,aeroespacial, eletrônica e a de eletrodomésticos.

A usinagem com alta velocidade de corte (HSC-High Speed Cutting ou HSM-High Speed Machining) é uma das novas tecnologias que pode garantir maior redução de custo e produtividade, junto com isso, garantindo, flexibilidade da produção, melhor qualidade superficial e dimensional, além do uso de novos materiais em curto espaço de tempo. A HSC surgiu nadécada de 20 através de uma série de experimentos realizados por Carl J. Salomon (FLOM e KOMANDURI, 1989; DEWES e ASPINWAL, 1997; AGBA, 1999)

Aprofundando-se na prática da usinagem, nós temos várias ferramentas e modo de usinar, onde a forma mais completa é o centro de usinagem. Com essa máquina, o operador poderá trabalhar em até seis eixos (dependendo da máquina) e ter um SET devárias ferramentas que no decorrer do processo elas são trocadas de modo automatizado, e todas sendo CNC (comando numérico computadorizado). Cada máquina, ferramenta e comando, são solicitados para cada tipo de peça ou material, tendo em mente que é preciso de um pouco de conhecimento para analisar essas variáveis, mesmo o processo sendo automatizado.




Conceito

Com o passar dotempo e o crescimento da tecnologia, o processo de usinagem evoluiu muito. Onde antigamente nós tínhamos um processo completamente manual, com muita demora a fazer uma simples peça, hoje em dia nós temos diversas máquinas e ferramentas para diferentes tipos de peças e materiais. Hoje ainda temos alguns processos manuais, onde o operador precisa estar focado 100% na operação da máquina e saber o quefazer no processo em si da usinagem. Mas para uma produção em massa e mais eficiente possível, contamos hoje com máquinas totalmente automatizadas. É o caso dos centros de usinagens. São máquinas onde podemos realizar vários tipos de remoção de cavacos com ferramentas, e configurações adequadas. É a única onde podemos trabalhar em vários eixos diferentes (chegando até seis eixos), assim,...
tracking img